TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preconceito Linguistico

Casos: Preconceito Linguistico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  216 Palavras (1 Páginas)  •  419 Visualizações

Em nosso país podemos ver claramente as influências de outros povos em nossa cultura, correto? Pois bem, que fique claro que a língua, escrita e falada, faz parte da cultura de um povo e nenhuma variação da mesma deve ser comparada e menosprezada perante outra. Falamos isso pois em pleno século XXI muitas pessoas são extremamente preconceituosas com outras variações linguísticas que não sejam a sua. Vamos nos aprofundar mais sobre este tema que, apesar de desagradável, deve ser muito bem estudado e esclarecido.

Antes de falarmos sobre o preconceito linguístico, é importante que tenhamos em mente a definição de “preconceito”. Segundo o dicionário MICHAELIS, preconceito é “conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados concebido antecipadamente ou independente de experiência ou razão”. Agora, baseado nesta definição de preconceito, podemos ter uma ideia do que preconceito linguístico signifique.

Sim, preconceito linguístico é uma postura preconceituosa que distingue e divide as classes sociais rotulando, estigmatizando ou prestigiando determinados falantes da língua portuguesa brasileira, normalmente baseando-se em seu poder aquisitivo.

É muito comum que pessoas provenientes de regiões pobres, como o nordeste brasileiro por exemplo, sejam tachadas de ignorantes, sem educação entre outros apelidos desagradáveis como “cabeça chata” e “terra seca”. Por mais que se pareça com o preconceito étnico-racial, o preconceito linguístico é muito presente em nossa sociedade.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com