TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa Escolar

Pesquisas Acadêmicas: Programa Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  3.854 Palavras (16 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 16

Introdução

O trabalho tem como objetivo rever a prática escolar no que se diz respeito ao ensino da Literatura no Ensino Médio, considerando que o estudante brasileiro inicia no ensino médio e passa a ter contato, geralmente, pela primeira vez, com o estudo sistematizado da literatura de época, conhecimento da literatura padrão.

Assim, o Ensino de Literatura no Ensino Médio não tem alcançado plenamente seus objetivos essenciais a que se pressupõe, o que aponta para a necessidade de redefinir o papel do ensino da literatura na disciplina da Língua Portuguesa.

Por meio de averiguações, de entrevistas realizadas com alunos e professores, foi constatado que, a maioria, não está satisfeita com o modo pelo qual se ensina (educador) ou se aprende (educando).

O educador se sente na obrigação de preparar o educando para o vestibular ou ampliar seu conhecimento, e o educando acha o processo utilizado monótono e ineficaz.

Justificativa

Foi escolhido este tema, pois, durante a pesquisa com os docentes, notamos a grande dificuldade dos alunos do ensino médio têm para entender ou interpretar a literatura brasileira.

Fato marcante, talvez até seja o grande agravante da situação, se dá porque, na grande maioria, trata-se do primeiro contato que eles têm com a literatura, principalmente com a de época, dificultando a aplicação do plano de ensino dos professores, não alcançando os objetivos essenciais que se pressupõe.

O educador se sente na obrigação de preparar o educando para o vestibular ou ampliar seu conhecimento, e o educando acha o processo utilizado monótono e ineficaz.

O plano de leitura elaborado foi planejado de acordo com as respostas dadas pelos alunos, e está claro que os métodos utilizados pelos professores, não surtem resultados, porque não se diferencia as aulas com debates do tema central do livro, tornando as aulas mais dinâmicas e interativas.

Após a leitura das obras de Rachel de Queiroz, notamos que os temas e os textos abordados são atuais e de interesse para os jovens.

Dentre as vastas citações contidas em suas obras, temas como: gravidez, alcoolismo, adultério, entre outros; a linguagem utilizada pela escritora é de fácil entendimento; acreditamos que a partir destes temas propostos, obtivemos sucesso na escolha.

É sabido hoje que, o currículo não está mais dividido em disciplinas e sim áreas de conhecimento. Isso faz com que os professores trabalhem a interdisciplinaridade.

Notou-se esta necessidade, durante a observação dos alunos, depois de aplicar os textos propostos de leitura; quando o aluno não consegue interpretar ou entender, o que ele está lendo.

Sabemos que a literatura caminha paralelamente com a história e muitas vezes com a geografia, e por estes alunos não compreenderem também estas disciplinas, os mesmos deixam de compreender a Língua Portuguesa.

Não podemos retirar a responsabilidade do professor do Ensino Médio em aplicar e ajudar no entendimento do curso de literatura, mas gostaríamos de mensurar que na cultura brasileira, ao menos, a grande maioria dos cidadãos, não mantêm contato com livros, o que dificulta aos estudantes, chegarem à fase adolescente, sem o contato ouconvivência com a leitura.

Esta deficiência vem da infância, onde os pais deixam de instruir seus filhos a manter contato com textos infantis ou histórias lidas antes de dormir. Acreditamos que com a evolução de atitudes e uma mudança, já neste período infantil, facilitaria e, principalmente ajudaria os alunos a enxergarem o aprendizado da literatura como um ensinamento positivo a suas vidas acadêmicas e com certeza, em suas vidas como cidadãos, mas não abordaremos esta questão social.

Como a nossa literatura é rica, com infinitas escolhas de escritores e obras, alguns já muito citados e outros nem tanto; optamos pela aplicação de plano de leitura aos alunos do ensino médio, obras e textos de Rachel de Queiroz, pois esta escritora cearense foi uma mulher que sempre viveu a frente de seu tempo, não deixou ser levada pelas adversidades da vida, ela escolheu seu destino.

A linguagem utilizada em suas obras é simples, retrata com autenticidade os ambientes vividos de suas personagens com tanta veracidade, que faz com que seus leitores se insiram no contexto, ou seja, nos locais narrados em suas obras e vivenciem o momento. E principalmente entendam as histórias sem dificuldade de compreensão.

No atual momento, o assunto nas escolas, entre os supervisores e os Professores Coordenadores das Oficinas Pedagógicas (PCOP’s) é a interdisciplinaridades, nas obras de Rachel de Queiroz podemos encontrar um vasto material para que se atenda ao novo currículo proposto pelo PCOP’s no ensino médio.

Essas rápidas reflexões acerca da literatura, como base de estudos os alunos do Ensino Médio, nos remete às seguintes perguntas de pesquisa que pretendemos investigar:

1. O que é ensinar literatura.

2. Os parâmetros curriculares do Ensino Médio contribuem para a formação de leitores de literatura?

3. Como é a relação entre literatura e vestibular?

4. Que aspectos devem ser observados na produção de um plano de leitura?

O ensino de literatura no ensino médio não vem alcançado plenamente os objetivos essenciais que são: a formação de leitores competentes, de textos literários ou não, e a consolidação de hábitos de leitura. Por este motivo, as discussões iniciam exatamente pela dificuldade de entendimento, principalmente pela literatura de época, pelos estudantes brasileiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com