TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Ambiental

Por:   •  21/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.634 Palavras (7 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

RA: 1545894

Aluna: Jane Cristina Alves Malaquias.

Orientador: Heitor Junior Paladim.

Curso: Geografia\2015

Costa Sena16\11\2015

Jane Cristina Alves Malaquias

Projeto de Trabalho de Aproveitamento Pedagógico da Secretaria Municipal do Meio AmbienteCMD-MG

Meio Ambiente e Cidadania

Projeto apresentado à Universidade Paulista- UNIP, do curso de Geografia, como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina Prática de ensino: Observação e Projeto, ministrada pelo Orientador Heitor júnior Paladim.

Costa Sena 16\11\2015

TEMA: Resíduos Sólidos: Trabalhando com Reciclagem

PÚBLICO ALVO: Ensino Fundamental

CONTEÚDOS: Linguagem oral; Linguagem escrita e Artes.

DURAÇÃO: 4 dias.

1. INTRODUÇÃO

Segundo Link; et al (2012), ao longo dos tempos, o homem vem utilizando os recursos naturais de forma inadequada levando a muitas consequências, sobretudo para o meio ambiente que cada vez mais vem sendo degradado.

Diante tal situação, se faz necessária uma Educação Ambiental que conscientize as pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam ter acesso a uma melhor qualidade de vida, mas sem desrespeitar o meio ambiente, tentando modificar as atitudes e comportamentos da sociedade perante o meio, buscando um equilíbrio entre si (sociedade e meio ambiente).

E nada mais oportuno que começar inserir a Consciência Ambiental no Ensino Fundamental, pois, através da escola podem-se modificar os conceitos pré-estabelecidos por nossa geração a respeito da natureza e a sua utilização.

Desta forma, o presente projeto visa ser um instrumento norteador capaz de instigar nas crianças o desejo de preservar o meio ambiente, através de ações, como a reciclagem de resíduos sólidos.

Sendo assim, o objetivo geral do projeto é despertar o interesse nas crianças do nível do Ensino Fundamental-Anos Iniciais, frente à assuntos relacionados a questão ambiental.

E tem por objetivos específicos: Destacar a importância das questões ambientais e educação ambiental; Instigar nas crianças o desejo de cuidar do meio ambiente; Estimular a participação direta da criança na implantação do projeto e nas suas ações no contexto escolar; Incentivar a reciclagem, a reutilização e a redução do consumo.

Os adultos, normalmente são cheios de vícios, e são mais difíceis de sensibilizá-los. Desta forma, justifica-se esta proposta de intervenção educacional na no Ensino Fundamental, por acreditar que o caminho mais fácil e rápido de transformação social relacionada ao meio ambiente, está no educar já nesta fase. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Educação Ambiental na escola

 A Educação Ambiental deve estar baseada na mudança de percepção dos seres humanos em relação à natureza (OLIVEIRA, 1997).

Educação ambiental é o processo de formação social orientado para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental. Prevê o desenvolvimento de atitudes que levam á preservação e ao controle ambiental [...] (CAMARA; MOREIRA, 2014, p. 02).

Desta forma, a educação ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mas como parte integrada de sua vida. Ela deve ser um tema desenvolvido na escola, e que possibilita as crianças desde cedo, a aquisição de valores sociais, vínculos efetivos fortes para com o ambiente e motivação para informarem ativamente na sua proteção e melhoria. A educação ambiental é como um instrumento para a promoção da cidadania e qualidade de vida.

A prática da Educação Ambiental pode ser repassada de diversas formas, cabe ao professor organizar e mediar o conteúdo ensinado, mobilizando afeto e desejo do aluno para que o mesmo se aproprie e transforme o conhecimento (TRINDADE, 2011, p.5).

É de extrema importância a conscientização da preservação do meio ambiente para a nossa vida e todos os seres vivos, afinal vivemos nele e necessitamos que todos os seus recursos naturais sejam sempre puros.

Dessa forma, a conscientização quanto a sua preservação deve iniciar desde cedo, pois é muito mais fácil fazer as crianças entenderem a importância da natureza e quando esse ensinamento inicia logo, elas com certeza vão crescer com essa ideia bem formada.

A educação Ambiental, deve transformar a visão utilitarista dos recursos naturais em atitudes, valores e ações capazes de frear o acelerado processo de deterioração do meio ambiente.

2.2 Coleta Seletiva / Reciclagem

Um fator primordial para a preservação do meio ambiente é a reciclagem, pois através dela, é possível tirar do meio ambiente, coisas que levariam décadas para desintegrar. 

A escola e o docente têm um papel vital na educação ambiental e que iniciar um trabalho de conscientização ambiental a partir do lixo (um dos maiores problemas ambientais) é extremamente importante, principalmente por ser algo muito concreto para a criança.

O lixo é um elemento presente na vida de qualquer pessoa, sendo um ótimo tema a ser trabalhado com os alunos, de forma interdisciplinar, objetivando a conscientização e a mudança de atitudes dentro e fora da sala de aula. Assim, a educação ambiental na escola assume um papel preponderante para a formação do sujeito e sua inserção social, propiciando-lhe um agir com consciência e atitude perante os problemas do meio ambiente (SILVA, 2007, p. 11).

A reciclagem é um processo em que determinados tipos de materiais, cotidianamente reconhecidos como lixo, são reutilizados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos (CÂMARA; MOREIRA, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (721.7 Kb)   docx (94.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com