TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto "Dance, Sing and Learn English"

Por:   •  1/5/2016  •  Artigo  •  3.834 Palavras (16 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 16

ATIVIDADES EM LÍNGUA INGLESA

Trabalhando a Leitura e a Escrita Através de Histórias em Quadrinhos (Comics Strips)

                                                                                       Ricardo Aguiar[pic 1]

Resumo.

O presente trabalho pretende apresenta um histórico do ensino de leitura e escrita na língua inglesa. O trabalho apresenta também uma discussão sobre como se trabalhar a leitura e a escrita usando as Histórias em Quadrinhos, embasando-se em vários teóricos e usando como exemplo as histórias de Maurício de Souza. O trabalho trata também dos diversos fatores que influências o ensino da leitura e da escrita na língua inglesa e apresenta algumas sugestões de como se trabalhar tais habilidades comunicativas.

Palavras – chave: Leitura e escrita na Língua Inglesa, História em Quadrinhos, Métodos, atividades.  

Introdução:

O ensino de leitura e escrita em língua inglesa não tem tido muita importância nas escolas públicas nos dias de hoje. Talvez por falta de profissionais preparados ou por causa de alunos desinteressados, mas sabemos que fora da escola há uma enorme concorrência por melhores empregos e boas vagas em universidades e muitas das vezes os testes para o ingresso em boas empresas com salários dignos e também o ingresso em universidades dependem do conhecimento de Língua Inglesa e principalmente no que diz respeito à leitura e compreensão de textos na referida língua.

O presente trabalho pretende demonstrar que o ensino de língua, para poder dar resposta à sua tarefa de desenvolver nos alunos a competência de compreender e produzir textos, nas mais diversas situações de interação, ou seja, permitir-lhes a inserção no mundo letrado, deve necessariamente oferecer incentivos e meios para que os aprendizes leiam. Em alunos iniciantes no estudo de Língua Inglesa o ideal é usar textos que despertem a criatividade e a curiosidade é caso dos texto de História em Quadrinhos. Isso, é um modo de a escola cumprir seu papel de favorecer condições para que os alunos aumentem seus saberes na língua estudada e, desenvolvam o raciocínio, o senso crítico, a compreensão do real e a curiosidade intelectual, que são essenciais para a construção de uma sociedade mais politizada.

“Diante dos novos que as diferentes ciências do conhecimento nos colocam, o ensino da leitura em língua estrangeira deverá também passar por uma revisão nas suas propostas, a fim de coadunar-se com afirmações contidas na Declaração Mundial de Educação para Todos (1990, 1f.)” (NEVES, 2004, p.127).

______________________________________

[pic 2]Pós Graduado em Português e Literatura pela FIJ (Faculdades Integradas de Jacaré Paguá/RJ); Pós Graduado em Gestão Educacional pela UNILINHARES ( Faculdade Sagrado Coração – Linhares/ES); Graduado em Letras – Português, Inglês e Respectivas Literaturas pela FADILESTE (Faculdade de Direito e Ciências Sociais do Leste de Minas – Reduto/MG); professor de Língua Portuguesa na EEEFM “Padre Afonso Braz” em Pequiá/ES e na EMEIEF “Eliane Marlene Coitinho”- Ibatiba/ES.

Desenvolvimento

O ensino de línguas estrangeiras sofreu constantes alterações metodológicas no decorrer da história. Antes ou mesmo depois da II Guerra Mundial, os professores podem ter usado métodos como: Grammar Translation Method, Audio-lingual Method, Reading Method, Structural-situational Method, Cognitive Code Method, Functional Method ( Comunicativite Langage Teaching), The Silent Way, Community Langage Learning, The Natural Aproach, etc. Estes métodos cada um com sua abordagem específica, vão sendo substituídos por outros em um curto intervalo de tempo, onde sempre um quer negar a eficiência do outro que o antecedeu.

No Reading Method (Método de Leitura) apresenta duas teorias que são: a Teoria de bottom-up (decodificação das letras) que enfatiza o texto e os dados nele contidos como ponto de partida para se compreender o texto e a Teoria de top-down, que enfatiza a capacidade cognitiva do leitor. Combinando as duas temos como resultado a construção do significado.

No entanto esse método não teve muita importância e surgiu o Structural-situational Method ou Língua Inteira, que foi criado por um grupo dos USA, devido a uma preocupação quanto ao ensino da arte da língua. Vê-se ainda que a aproximação inteira da língua enfatiza a aprendizagem do ato de ler e escrever como um foco em uma comunicação real  e leitura para o prazer. A  a teoria de língua inteira foi desenvolvida para ajudar as crianças novas a ler, estendendo-se também aos níveis médio e secundários. Nesta abordagem o professor é visto como um facilitador e um participante ativo na comunidade de aprendizagem, ou seja, ele não só passa o conhecimento, como cria um clima suporte.

Seguindo o estudo, deparamos com o The Natural Aproach, que faz referência ao método direto e preocupa-se em formar falantes que possam se comportar de forma adequada nos mais diversos tipos de situações comunicativas. O Natural Aproach enfatiza a idéia de que o ensino de Língua estrangeira deve ser trabalhado dentro das quatro habilidades comunicativas (listening, speaking, reading, writing) para que seja desenvolvida nos alunos uma competência comunicativa. Se, aprendemos uma língua nativa de uma forma natural, assim também ficará mais fácil o aprendizado de Língua Estrangeira. O aluno aprenderá de acordo com seu ritmo e não sendo forçado, passará a ter gosto pela nova língua ensinada e aprenderá com mais facilidade.

Não se deve deixar de lado o Community Langage Learning, que sendo desenvolvido por Charles A. Curran representa o “aconselhar aprendendo”, ou seja, teoria para ensinar idiomas. O CLL traz a metáfora de aconselhamento e redefine os papéis do professor que passa a ser o conselheiro e dos estudantes que passam a ser os clientes. O professor deve valorizar o aluno como ser humano, pois ele não é um ser superior e deve valorizar o que o aluno já sabe. Neste método, encontra-se a teoria de linguagem e aprendizagem, onde a comunicação é mais que uma mensagem de um orador para um ouvinte, ou seja, é uma troca de informações. Por isso, os alunos devem aprender de uma forma interacional, sendo encorajados a aprender com seus colegas que já sabem. Curran concluiu com essa experiência, que podem ser aplicadas as técnicas de aconselhar e aprender em geral. O processo de aprendizagem de um outro idioma está relacionado como um recém nascido que se desenvolve e se torna uma nova pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (326.6 Kb)   docx (131.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com