TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Extensão A Comunidade

Monografias: Projeto De Extensão A Comunidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  3.542 Palavras (15 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 15

Anhanguera Belo Horizonte Unidade 1

Letras

Acadêmicos:

Alessandra Luiza Pereira Bernardes RA: 2321368680

Feber Sabarense RA: 1299137804

Luciene Luiza Pereira RA: 3345566399

Victor Martins Pacheco RA: 2306301228

Métodos e Abordagens no Ensino da Língua Inglesa

Prof. Glauce Sores Casimiro

Belo Horizonte, Abril de 2014

Método e Abordagens no Ensino da Língua Inglesa

O método da gramática e tradução (AGT) surgiu como interesse pelas as culturas grega e latina na época do renascimento e continua sendo empregada até hoje. O método direto (AD) é quase tão antigo como o AGT, surgiu como uma reação a este e evidências de seu uso datam o início do século XVI.

Algumas características dos métodos

Método da Gramática e Tradução (AGT)

É sempre um processo dedutivo, partindo da regra para o exemplo. Basicamente, esse método consiste no ensino da segunda língua pela primeira. Toda informação necessária para construir uma frase, entender um texto ou apreciar um autor, é dada através de explicação na língua materna do aluno. Os três passos essenciais para aprendizagem da língua: a) memorização prévia de uma lista de palavras; b) conhecimento das regras necessárias para juntar essas palavras em frases; c) exercícios de tradução e versão.

Principais características:

1. As aulas são ministradas na língua materna do aluno, havendo pouco uso ativo da língua-alvo;

2. Os alunos deverão ter domínio da terminologia gramatical e o conhecimento profundo das regras do idioma com todas as suas exceções;

3. A leitura dos textos clássicos difíceis é feita em estágios iniciais;

4. A tradução da língua-alvo para a língua materna é um exercício típico;

5. Pouca atenção é dada ao conteúdo dos textos, que são tratados como exercício de análise gramatical;

6. Pouca ou nenhuma ênfase é dada a pronúncia;

7. Não é preciso que o professor saiba falar a língua-alvo.

Método Direto

O princípio fundamental do método direto é de que a língua-alvo se aprende através da língua-alvo. Com isso, a língua materna nunca deve ser usada na sala de aula. A transmissão do significado dá-se através de gestos, mímicas e gravuras, sem jamais recorrer à tradução para a língua materna. O aluno deve aprender a “pensar na língua-alvo”.

A ênfase está na língua oral, mas a escrita pode ser introduzida já nas primeiras aulas. O uso de diálogos situacionais e pequenos trechos de leitura são o ponto de partida para exercícios orais e escritos. Assim é usada pela primeira vez no ensino de línguas estrangeiras a integração das quatro habilidades: ouvir, falar, ler e escrever.

O aluno é primeiro exposto aos “fatos” da língua para mais tarde chegar a sua sistematização. O exercício oral deve preceder o escrito. A técnica da repetição é usada para o aprendizado automático da língua. O uso de diálogos sobre assuntos da vida diária tem por objetivo tornar viva a língua usada na sala de aula. O ditado é abolido como exercício.

Principais características:

1. As lições começam com diálogos e anedotas breves, em estilo moderno de conversação;

2. Ações e ilustrações são usadas para esclarecer o significado desse material;

3. Não é permitido o uso da língua materna, o que significa que a tradução para a língua materna do aluno é abolida;

4. O professor não precisa saber falar a língua materna do aluno. Portanto, ele deve ser um nativo ou fluente na língua-alvo;

5. A gramática é ensinada indutivamente e regras de generalização surgem da experiência;

6. Alunos avançados leem textos literários por prazer e os textos não são analisados gramaticalmente.

Seja qual for o caminho metodológico escolhido pelo professor, é preciso que o processo de ensino e aprendizagem da língua forneça ao aluno um propósito, uma intenção comunicativa, uma necessidade de transmitir informação, de estabelecer vínculos e conviver de maneira solidária e harmoniosa com os outros. Pois, as inúmeras variáveis que afetam a situação de ensino podem ultrapassar a metodologia usada, de modo que o que parece funcionar numa determinada situação não funciona em outra e vice-versa. Além disso, muitas vezes, dá-se a metodologia uma importância maior da que ela realmente possui, esquecendo-se de tanto o professor quanto os estudantes, no processo da convivência, são capazes de juntos construírem conhecimentos, podendo deixar de aprender como também aprender, apesar do método escolhido. Assim, inspirada na percepção de Dante Galeffi, a solução é buscar sempre por uma metodologia própria e apropriada. Própria por ser a síntese da produção desses sujeitos da aprendizagem e da informação; e apropriada porque é adequada ao contexto e, principalmente, porque os seus autores já apreenderam-na conscientemente.

Método da leitura (AL) e o método audiolingual (AAL)

O Método da Leitura

O objetivo desse método é desenvolver a habilidade da leitura. Para isso, procura-se criar o máximo de condições que propiciem a leitura, tanto dentro como fora da sala de aula. Como o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com