TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Intervençao

Exames: Projeto De Intervençao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Há tempos, tem havido discussão sobre a formação de cidadãos e metodologias para desenvolvimento social e cognitivo, atividades que promovam o desenvolvimento de habilidades necessárias às práticas educacionais da atualidade que oportunizem a interlocução de saberes, a socialização pessoal, social e cognitivo.

Na luta da implantação de diferentes metodologias para uma melhora no ensino-aprendizado encontram-se muitas dificuldades. Alguns professores encontram-se presos a uma metodologia tradicional, e alunos costumam ter muita dificuldade na compreensão de tais matérias como Biologia, Química, Física. Tais dificuldades levam a buscar alternativas que possa reverter essa realidade, com o objetivo de encontrar essas alternativas que possam melhorar no ensino das mesmas.

Algumas propostas para o ensino têm como objetivo o envolvimento ativo dos alunos nas aulas, interação aluno-professor criando oportunidade para que esses alunos expressem conceitos e suas dificuldades.

Na busca de alcançar resultados satisfatórios e positivos para a educação e necessário que estejam envolvidos profissionais da educação e alunos para que possam participar ativamente do processo de ensino-aprendizagem, problemas como a desmotivação e pouco incentivo, não podem ser um empecilho para melhorar o ensino.

Para melhorar a aprendizagem FERREIRA (2009) utiliza-se de algumas metodologias alternativas para o ensino. Representando uma técnica inovadora e facilitadora para a educação insere-se a música, sendo assim uma importante alternativa para facilitar o conhecimento à vida do cotidiano do aluno.

O uso de parodias na metodologia de ensino tem como objetivo incentivar o aluno a aprender de uma forma bem interessante a matéria, estimulando-os a aprender através da elaboração da criação das letras das músicas usando a matéria vista em sala de aula. Isso facilitará o aluno a estudar e a entender na hora de estudar para suas avaliações.

É possível diversificar e tornar mais eficiente e compreensivo o atual método de ensino através desse importante recurso didático, fazendo do ensino não uma simples transmissão de conteúdos, mas um espaço de aprendizagem real presente no cotidiano do aluno, e sim contribuindo não só no seu desenvolvimento sobre a matéria mais na sua socialização ( FERREIRA, 2009).

O desafio que se apresente aos educadores esta na ideia de promover uma pratica de ensino baseada na experiência musical direta dos alunos em atividades de composição, execução e apreciação, valorizando suas interpretações pessoais e subjetivas em relação a musica, de forma que a compreensão musical seja resultado de reflexão advindas de um fazer musical significativo e criativo (BEINEKE, 2003, p. 99).

Justificativa

O uso de paródia como metodologia de ensino, faz com que aumente o prazer do aluno em estudar, assim despertando o interesse do mesmo pela matéria trabalhada e facilitando em seu aprendizado.

Com esta metodologia estará beneficiando a interação aluno-professor e aluno-aluno tornando a aula mais criativa, divertida e interessante. Acrescentando não somente aos alunos mais ao professor que se sentira mais motivado ao ver o interesse, motivação e empolgação dos alunos.

Objetivo

Tornar a aula mais dinâmica, por meio da música, fugindo da rotina da metodologia tradicional, mostrando quantitativamente que a música no ensino de biologia facilita no processo de ensino-aprendizagem.

Metodologia

Participaram do projeto apenas os alunos que são acompanhados pelas estagiárias são estes alunos com perfil do ensino médio, 1º ano ° H, C, G ,F e A. As turmas serão divididas em dois grupos dependendo da quantidade de alunos em cada sala será dividida em três. Cada apresentação terá duração de no máximo 10 minutos.

Os temas escolhidos serão sorteados através do que eles estão estudando, a professora nos guiará na escolha dessas matérias. Será pedida a letra da música digitalizada ou manuscrita na hora da apresentação para as estagiárias e professora, a apresentação das paródias será avaliada pela professora como pontos de participação. As apresentações ocorrerão no mesmo dia, sendo dentro da sala de aula.

Bibliografia

FERREIRA, N. O. G. et. al. IN : Química encantada: aplicação de uma metodologia alternativa no ensino de química. Universidade Estadual do Piauí- UESP, 2009.

BEINEKE, Viviane. O ensino de flauta doce na educação infantil. IN: HENTSCHKE, Liane & DEL BEM, Luciana (org). Ensino de musica: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003.

Projeto Paródia

PROJETO:

“PARÓDIA E POESIA EM SALA DE AULA”

O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar. (José Arthur Giannotti)

TURMAS; 6º AO 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL - 2009

Justificativa

A finalidade com este material é estimular nas crianças o gosto pela leitura de forma lúdica e prazerosa, de modo a desenvolver a linguagem oral e linguagem escrita, as habilidades de inferência, conclusão, extrapolação, análise crítica e reflexão.

A diferente leitura de gêneros musicais e poéticos proporciona ao aluno essa vivência pela riqueza de informações que elas contêm.

Objetivos Gerais

Valorizar a leitura como fonte de prazer, que interage entre os alunos como importante fator de aprendizagem a compreensão do aluno sobre si e sobre o meio cultural, para juntos acreditarmos num futuro melhor.

Fazer com que desenvolvam sua criatividade de raciocínio lógico e que aprendam a respeitar seus colegas num trabalho em equipe.

Aprender a escutar, ler, compreender, interpretar, declamar e produzir poemas. Reconhecer e fazer uso de recursos da linguagem poética, quanto à sonoridade.

Estimular a leitura de poemas, promover a aproximação do aluno com o texto poético, favorecer o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade e imaginação por meio da leitura do texto poético, proporcionar a observação das características inerentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com