TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Intervenção

Exames: Projeto De Intervenção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

A questão da falta de interesse da maioria dos educandos pela leitura literária, a busca por caminhos alternativos para tornar a leitura mais prazerosa e eficaz são barreiras encontradas nas aulas de Língua Portuguesa no Colégio Estadual Professora Izabel Fonseca Siqueira, município de Reserva do Iguaçu, em todas as séries, tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio.

Diante disso, sugere-se desenvolver na escola uma intervenção pedagógica, com a 5ª série, com o propósito de realizar a leitura literária através de novas metodologias de ensino, a fim de mostrar aos educandos que ler não é apenas decifrar sinais e assim, ajudá-los a encontrar o verdadeiro prazer pela leitura.

Pretende-se, também, com este trabalho mostrar como a prática diária do docente pode ser instrumento mediador diante da problemática de incluir o negro no processo político e sociocultural, recuperando sua história e, portanto, reconhecendo seu merecimento.

Após várias observações de situações vivenciadas de racismo, preconceito e discriminação racial no cotidiano escolar, notou-se a necessidade de um diálogo a respeito dessa temática afro-brasileira/africana em sala de aula. É fundamental cooperar com a promoção da igualdade étnico-racial no recinto escolar.

Optou-se iniciar o trabalho de uma nova proposta metodológica para o ensino da leitura literária com os alunos e promover a igualdade racial/étnica no ambiente escolar, partindo dos contos africanos.

Para que isso aconteça é imprescindível desenvolver a ação da leitura por prazer e assim “dar o pontapé inicial” para a valorização às diversidades étnicas e culturais, tornando possível afastar, minimizar o preconceito racial. É de extrema importância que as ações sejam mais intensas, comprometidas com o enfrentamento do desafio contemporâneo que é trazer para a sala de aula o universo cultural africano e afro-brasileiro, para que os alunos vivenciem a questão da temática étnico-racial e percebam que são sujeitos históricos e que fazem parte de determinados grupos.

O mundo africano possibilita à criança afro-brasileira um referencial positivo, pois é rico de valores e tradições. Pode-se identificar nas narrativas o modo de vida africano, sua religiosidade, as atividades desenvolvidas nas comunidades, as relações entre as pessoas e familiares, a culinária, a música e até as vestimentas usadas nos

cerimoniais.

Surge, assim, a necessidade de construir referenciais positivos de ser afro-descendente, pensando sobre atitudes preconceituosas, buscando o respeito à diversidade e à promoção da igualdade de oportunidades.

Esta proposta demonstra o desejo em discutir, diante da Lei 10639/03, a importância de demostrar nos textos aspectos de preconceito, pretendendo valorizar as relações étnico-raciais e extinguir o pensamento de que existe superioridade de uma raça sobre outra.

As práticas metodológicas para o ensinamento do letramento literário, iniciando com os contos africanos, cooperam para o prazer pela leitura e em defesa da igualdade; contra o racismo, a discriminação e o preconceito racial que reinam na escola e na sociedade em geral.

Os professores devem tornar as aulas produtivas e prazerosas ao educando, para que este aumente sua capacidade de leitura da maneira esperada e saiba posicionar-se frente à leitura realizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com