TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Intervenção

Dissertações: Projeto De Intervenção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 4

1. TÍTULO DO PROJETO: Dengue: responsabilidade de todos

2. PÚBLICO ALVO: Comunidade do Bairro Nova Aliança.

3. INSTITUIÇÃO DA PRÁTICA DE ESTÁGIO: Unidade Mista Santa Terezinha.

4. MUNICIPIO/ ESTADO: Angelim – PE.

5. RESPONSÁVEL LEGAL PELA INSTITUIÇÃO DE PRÁTICA DE ESTÁGIO (DIRETOR OU PRESIDENTE): Marco Antônio Leal Calado Filho.

6. PERÍODO DE PRÁTICA: 14/08/2012 a 13/12/2012.

7. CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE DO HOSPITAL:

A Unidade Mista Santa Terezinha é uma instituição Municipal e de responsabilidade do Município, inscrita no CNPJ: 10.908.660/0001-29. A Unidade de Saúde fica localizada a Rua Nossa Senhora de Nazaré, s/n centro, Angelim – PE. Atende a necessidade da população urbana e da zona rural. A casa de parto Santa Terezinha, construída em 05 de junho de 1968 pelo o Estado com parceria da prefeitura municipal e equipada pela previdência social. Sendo o governador do Estado: Drº Nilo de Souza Coelho; presidente do INPS: Drº Francisco Luiz Torres de Oliveira; secretario de saúde: Drº Alcides Ferreira de Lima; diretor do departamento de assistência hospitalar: Drº Albino Lauria Soares; Superintendente do INPS: Drº João Crisóstomo da Silva e prefeito do município: Júlio Vieira Salgado. No ano de 1992 a casa de parto passou a ser chamada Unidade Mista Santa Terezinha, pois a mesma passou por uma grande reforma e atendendo a população angelinense em várias especialidades e com profissionais competentes; recebendo equipamentos necessários ao pleno funcionamento da maternidade, emergência e consultórios.

Hoje a unidade funciona vinte e quatro horas e atende as seguintes especialidades médicas: pediatria, ginecologista, urologista, anestesista, pneumologista, gastrologista, dermatologista e clínico geral. Trabalham nessa instituição setenta e dois funcionários divididos nas seguintes modalidades: um pediatra, um ginecologista, um urologista, cinco médicos plantonistas, dos cirurgiões, um enfermeiro, vinte e oito técnicos de enfermagem, quatro recepcionistas, dezoitos serviços gerais e três administradores. A estrutura física da instituição: sete salas, quatro enfermarias, uma pediatria, um necrotério, uma sala de parto, um bloco cirúrgico, nove banheiros, uma cozinha, uma lavanderia, três quartos, uma garagem, um sala de esterilização, três dispensas, uma farmácia, uma sala de vacina, uma sala de eletro-cardiograma, uma sala de registro e deposito para recolhimento do lixo hospitalar, sendo o mesmo depositado no local apropriado.

Devido à procura por médicos com sinais e sintomas de dengue, observamos e chegamos à necessidade de trabalhar com o tema: Dengue: responsabilidade de todos. Pois é importante conscientizarmos as pessoas a se prevenirem e a terem mais responsabilidades e cuidados com o mosquito transmissor da dengue.

8. JUSTIFICATIVA:

Tendo em vista a epidemia de dengue que assola o Bairro Nova Aliança da cidade de Angelim – PE, observou-se a necessidade de esclarecimento da população como um todo a respeito das causas, prevenções sinais e sintomas da dengue, seja ela clássica ou hemorrágica.

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti infectado, mas também pelo Aedes albopictus. Esses mosquitos picam durante o dia, ao contrário do mosquito comum (Culex), que pica durante a noite. O Aedes aegypti é encontrado em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil, pois as condições do meio ambiente favorecem seu o desenvolvimento e proliferação.

A Dengue Clássica: os sintomas são mais brandos. A pessoa doente tem febre alta, dores de cabeça, nas costas e na região atrás dos olhos. A febre começa a ceder a partir do quinto dia e os sintomas, a partir do décimo dia. Neste caso, dificilmente acontecem complicações, porém alguns doentes podem apresentar hemorragias leves na boca e nariz. Já a Dengue hemorrágica ocorre quando a pessoa pega a doença por uma segunda vez neste caso a doença manifesta-se de forma mais grave. Nos primeiros cinco dias os sintomas são semelhantes ao do tipo clássico. Porém, a partir do quinto dia, alguns doentes podem apresentar hemorragias em vários órgãos e choque circulatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com