TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Lucidade

Trabalho Escolar: Projeto Lucidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO DE EVENTO DE EXTENSÃO

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Projeto: Ludicidade

Coordenadores/Orientadores:

PROPONENTES

Acadêmicos do Curso de Letras IV Período

CARACTERIZAÇÃO

Clientela: ALUNOS DA APAE

Apoio: COLEGIADO DE LETRAS

Modalidade do Evento: PEDAGÓGICO

Regime/Divisão do Evento:

Carga Horária: EVENTOS DE 14h/aula

Número de vagas: DE ACORDO COM O NÚMERO DE ALUNOS

Local do Evento: ESCOLAS

APRESENTAÇÃO

Este projeto tem por finalidade a implementação de oficinas de teatro, música e brincadeiras lúdicas, capazes de desenvolver competências e habilidades básicas e essenciais para o desenvolvimento cognitivo e a socialização dos alunos portadores de necessidade especiais, promovendo as adaptações que forem necessárias para o acompanhamento e atendimento das necessidades especiais apresentadas pelas crianças e jovens.

JUSTIFICATIVA

Partindo do pressuposto de que a Educação Inclusiva, através da interatividade e da ludicidade, tem por finalidade a inserção de crianças portadoras de necessidades especiais no ambiente escolar comum a todos, entende-se que há imensas discussões que buscam chegar à verdadeira inclusão.

Diante dessa situação, têm-se observado como grande parte destas crianças, adolescentes e jovens não tem acesso à rede regular de ensino, seja por não aceitação da escola, ou por falta de estrutura escolar para receber a criança, adolescente ou o jovem.

Assim são criados os centros de apoio e escolas especialmente para este tipo de alunos. Com base nessa problemática, surge a necessidade de auxiliar estas escolas contribuindo na aplicação de didáticas que trabalhem com a capacidade do aluno especial em utilizar o lúdico como um meio de comunicação, abstração e compreensão do mundo que o cerca.

Diante do exposto, o trabalho com o teatro, música e brincadeiras lúdicas, com a interatividade e a ludicidade, é de fundamental importância para a abstração, pois essas atividades aguçam a capacidade cognitiva dos alunos, desenvolvendo habilidades comunicativas, aumenta a autoestima, além de propiciar relações interpessoais. Buscando também, aproximar os alunos especiais para o universo acadêmico como incentivo a uma educação de representação.

OBJETIVO

Desenvolver oficinas de teatro, música e brincadeiras lúdicas capazes de aguçar habilidades e competências diversas nos alunos portadores de necessidades especiais.

METODOLOGIA

POPULAÇÃO AMOSTRA: Este projeto terá aplicabilidade de turmas de alunos portadores de necessidades especiais, através de nós alunas graduandos do IV semestre do curso de Letras da UCP.

INSTRUMENTO DE PESQUISA: É todo material

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com