TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Político Pedagógico

Monografias: Projeto Político Pedagógico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  1.315 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6

1 – INTRODUÇÃO

Neste Portfólio de Atividades Interdisciplinares, será abordado sobre a reflexão do Projeto Político Pedagógico e a contribuição das áreas de conhecimento estudadas para a formação do professor. E para a elaboração deste texto foram baseados os conceitos passados nas tele aulas, web aulas e pesquisas em diversos artigos cientificos sobre o referido tema.

O objetivo desta produção textual é conhecer o Projeto Politico Pedagógico, bem como os passos para sua elaboração, a participação dos profissionais para o mesmo e a sua importância para o processo de aprendizagem dos alunos.

2- DESENVOLVIMENTO

Segundo França e Bezerra(2009) desde o começo a escola estabelece as concepções de Politica e Democracia, possuindo a sua hierarquia e sendo constituida por gestores,supervisores, orientadores e professores. Cada um desempenhará a sua função e o seu comprometimento com a escola para o bom funcionamento da mesma.

Atualmente a escola necessita de gestores criativos que proporcionem a autonomia conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(1996). Os gestores devem notar as transformações, pesquisando, analisando e dispostos a novos desafios.Deste modo, essa é uma exigência legal necessária para todas as escolas,como também a garantia de construir, organizar, decidir e a autonomia de uma escola.

“Um Projeto Político Pedagógico é compreendido como um elemento norteador das ações educativas, o qual está ligado a um projeto histórico social, fazendo que a escola possa compreender o papel na sociedade (POKER E TENDOLINI, 2010)”.

O Projeto Político-Pedagógico é, portanto, um documento que facilita e organiza as atividades, sendo mediador de decisões, da condução das ações e da análise dos seus resultados e impactos. Ainda se constitui num retrato da memória histórica construída, num registro que permite à escola rever a sua intencionalidade e sua história(Longhi e Bento, 2006)

E Longhi e Bento(2006) ainda acrescentam:

[...] o projeto norteia o trabalho da escola por encaminhar ações para o futuro com base na sua realidade atual e sua história. É um planejamento que prevê ações a curto, médio e longo prazos, intervindo diretamente na prática pedagógica diária. As ações refletidas no projeto procuram incluir desde os conteúdos, avaliação e funções até as relações que se estabelecem dentro da escola e entre a escola e a comunidade[...] a formação de cidadãos críticos, participativos, responsáveis e sujeitos de sua própria história [...].

Alguns autores como Santana, Gomes e Barbosa(2012), afirmam que o Projeto Político Pedagógico é considerado a alma de uma escola,um documento elaborado por um conjunto de profissionais onde são expostos todas as metas e objetivos para uma educação de qualidade. É de suma importância a construção desse documento,pois, entende-se que a escola não é somente para a transmissão de conhecimento e sim objetiva a realização de um trabalho pedagógico propiciando a formação de cidadãos e o exercício da cidadania através da participação e reflexão da realidade da comunidade escolar.

De acordo de Longhi e Bento(2006):

[...] é muito importante a escola conhecer a realidade que a cerca: que tipo de comércio existe, qual a cultura de sua comunidade, que tipo de atividades acontece nas proximidades e de que forma são utilizados os tempos e espaços existentes fora dos portões da escola. Nesse sentido, a equipe articuladora deve afirmar a escola como um espaço comunitário.

Conforme Gurgel(2009) a construção do projeto pedagógico deve ser baseado em estratégias que possam dar autonomia a comunidade escolar composta por funcionários, pais, professores e alunos. E este trabalho é pertinente ao diretor, porém não há uma única maneira de orientação no processo. Ele poderá ser dado no âmbito do Conselho Escolar, os quais os distintos segmentos da comunidade estão representados, e pode ser também realizado individual, grupo ou em forma de plenário. A finalização do referido documento pode ser feito de modo democrático,no entanto é imprescindível que um grupo especialista nas questões pedagógicas seja o responsável pela redação final oferecendo propostas de qualidade. Além disso é importante que o projeto tenha objetivos e metas pertinentes e permanentes para médio e longo prazos.

Segundo Lima (2011):

A participação dos profissionais da escola e dos órgãos colegiados é de fundamental importância na construção e implementação do Projeto Político-Pedagógico da escola. Em especial, o Conselho de Escola e o Conselho de Série, Ciclos ou Classes são instâncias colegiadas que podem muito contribuir no processo de reflexão, mobilização, na implementação e avaliação do PPP. Em especial, o Conselho de Escola, aqui concebido como instância máxima no processo de tomada de decisão, de participação e de representação dos diversos segmentos da escola, enfim, cabe-lhe papel central em todas as etapas do PPP.

Mas para que este profissional possa atuar e participar no projeto da instituição que trabalha, é fundamental que ele tenha uma formação adequada para que atenda aos objetivos dos distintos níveis e modalidades de ensino e às características do desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com