TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos Com Jograis

Trabalho Escolar: Projetos Com Jograis. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  3.908 Visualizações

Página 1 de 6

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Expressar-se oralmente e ler com maior desenvoltura, a partir do contato com poemas, livros e revistas;

• Escrever com mais propriedade, tendo por base as leituras realizadas;

• Usar com mais clareza o léxico Português;

• Compartilhar experiências de leitura de poesias.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos cada (200 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é importante explicar aos alunos, antes do desenvolvimento dessa proposta, o que é um jogral. Conte que os jograis, na lírica medieval, eram artistas populares, profissionais e pertencentes à nobreza, que cantavam, ou tocavam instrumentos musicais, ou declamavam poemas. Eram artistas versáteis e levavam alegria aos lugares onde se apresentavam.

Estratégias e recursos da aula

1ª AULA

http://sweetychaos.blogspot.com/2009/10/poesia-onde.html - acesso em 19/06/2010.

Professor, para introduzir essa aula, comece dizendo aos alunos que com o tempo a poesia foi perdendo uma de suas características de origem, a oralidade. Conte a eles a história de que há cerca de 2.500 anos, o poeta grego Simónides de Ceos encontrou um dia seu discípulo e conterrâneo Baquílides, escrevendo suas odes sobre uma placa de cera e o acusou de trair a poesia cuja magia e encanto, dizia, estavam em sua expressão declamatória e não na palavra escrita. A Poesia, afirmava ele, é uma pintura que fala.

Antes de dar continuidade à aula, explique aos alunos que Ode é uma composição poética que surgiu na Grécia antiga. Ela era cantada e acompanhada do instrumento musical chamado Lira. A palavra Ode significa, justamente, canto. Por isso, essa composição poética pressupõe muita musicalidade em sua estrutura.

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/momentos/escola/paideia/musica.htm - acesso em 19/06/2010

Dito isso, explique que tão importante quanto valorizar a perpetuação da poesia a partir da escrita é valorizar a sua expressão oral.

Nessa primeira aula, professor, os alunos ouvirão alguns poemas, uns de cunho popular, outros não. A cada poema executado em sala de aula, projete-o em uma tela, para que os alunos possam acompanhar com mais precisão o que é declamado.

Apresente primeiro um vídeo sobre poesia de Cordel. Sugerimos o cordel em vídeo O Lobisomem e o coronel - http://www.youtube.com/watch?v=RKzquqCLJHo – acesso em 19/06/2010.

http://jose-candido-de-carvalho.comprar-livro.com.br/livros/1853251147/ - acesso em 19/06/2010.

Explique que essa é uma manifestação popular típica do nordeste do Brasil e que a sua principal característica é a oralidade, embora ela seja também apresentada de forma impressa em folhetos. É típico dos cordelistas, ou poetas de cordel, recitar ou cantar seus poemas de forma cadenciada e melodiosa, por vezes tendo acompanhamento de instrumentos musicais. Essa manifestação literária é uma representação muito próxima das poesias líricas medievais, por provocarem uma leitura rítmica e melodiosa.

Trabalhe com os alunos, após assistirem ao filme, tanto a temática, baseada em crendices populares e no contexto do sertão, quanto à estrutura de um poema de cordel. No campo Recursos complementares, há sites sugeridos para facilitar essa exposição.

Em seguida, exiba também os vídeos do Poema de sete Faces http://www.youtube.com/watch?v=TpfqylGVtCg – de Carlos Drummond de Andrade, declamado por Paulo Autran - acesso em 19/06/2010. O Poema de Natal, http://www.youtube.com/watch?v=pUhxDS3kjAY – de Vinícius de Moraes – acesso em 19/06/2010. E por último o poema Retrato, http://www.youtube.com/watch?v=hYEMQ0Gbe38 – de Cecília Meireles, declamado por Paulo Autran.

Da mesma forma esses poemas também devem ser visualizados pelos alunos. Ao fim das exibições, enfatize bastante o quanto o ator Paulo Autran, que está interpretando os poemas, fez leituras expressivas e cadenciadas dos textos.

Então, você pode sugerir que os alunos também leiam os mesmos poemas em voz alta, de frente para a turma, exercitando e explorando os recursos que o poema oferece. Esse será um momento para os alunos perderem a vergonha e entenderem que a postura oral adotada para ler um poema, vai muito além de uma simples leitura ou mera declamação de versos. A palavra, a expressão facial e o gesto devem transcender para conseguirem causar um encantamento em quem ouve e vê. Afinal, é no momento da leitura em que o poema realmente está “vivo”.

2ª AULA

Professor, agora que os alunos já viram algumas performances de leituras de poemas, você vai propor que eles preparem, para fins de apresentação à comunidade escolar, um espaço de poesia, para que durante o recreio sejam apresentadas declamações de poemas.

É importante que a turma pense no espaço ocupado para a apresentação. Eles mesmos deverão escolhar o lugar, decorá-lo e organizá-lo de forma que permaneça na escola durante uma semana. Esse é o tempo previsto para as apresentações dos alunos.

Então, a turma deve ser dividida em cinco grupos, de forma que a cada dia uma equipe seja responsável pela apresentação de poemas durante o intervalo das aulas. A forma como os poemas serão apresentados e como será feita a divisão das equipes fica a cargo dos alunos. Eles podem fazer várias apresentações individuais, apresentar em forma de jogral, utilizar instrumentos para acompanhar as declamações, enfim, usar a criatividade.

Destine essa aula para que eles façam a escolha dos poemas que serão utilizados. Leve alguns livros com poemas de escritores consagrados por sua expressividade. Os alunos podem também ser levados à biblioteca ou ao laboratório de informática para pesquisar em sites como o Jornal da Poesia, http://www.revista.agulha.nom.br/poesia.html - acesso em 19/06/2010, em que encontrarão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com