TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas Pedagógicas: Estrutura E Organização Da Educação Brasileira

Monografias: Práticas Pedagógicas: Estrutura E Organização Da Educação Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  8.728 Palavras (35 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 35

Introdução

Profissionais da educação de vários setores da sociedade vêm discutindo a concepção de educação, a função da escola, a relação entre conhecimento escolar e a vida social e cultural e o trabalho profissional do professor.

Ao mesmo tempo em que propõem uma nova educação escolar, um novo papel para o professor, preconizam, a partir de novas práticas pedagógicas inovadores a atuação diferenciada da categoria ás novas demandas sociais.

1

Desenvolvimento

A educação é um direito de todas as pessoas e dever do estado e da família, que será promovida e incentivada com a colaboração de sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

É relevante assinalar que pela primeira vez uma lei de educação não diz que o ensino profissional vincula-se ao trabalho, mas que toda a educação escolar será vinculada ao trabalho e a prática social, da creche ao último ano de doutorado em todas as matérias. Isso porque ela não se especifica níveis, modalidades ou matérias nos quais a vinculação ao trabalho ou a pratica social seria obedecida. Ao contrário, unem o trabalho à prática social como as duas dimensões que devem estar presentes nos processo educativo, em todas as suas manifestações escolares.

A LDB, antes de qualquer coisa, enfatiza competências cognitivas, começando pelas finalidades gerais da educação básica, na qual a capacidade de aprendizagem tem um grande destaque. Revertendo o foco do ensino para a aprendizagem, se trata de ensinar um conteúdo específico, mas sobretudo de desenvolver a capacidade de aprendizagem de diferentes conteúdos por todo o ensino fundamental.

Os debates recentes sobre a formação do profissiona de Educação Infantil indicam a proposição de cursos de formação inicial específicos em nível médio, preferencialmente e programas de formação continuada para aquelas educadoras e educadores que já atuam e não apresentam qaulificação mínima, de conformidade com a legislação vigente (LBD 9394/96 cap. VI, art. 60-68). Tomando como princípio o direito constitucional das crianças brasileiras a uma Educação infantil de qualidade, os educadores abordam a discussão, mapeando contribuições e fazendo indicações sobre possibilidades, visto que a realidade compleza que envolve a questão, nas diferentes regiões do país, exige alternativas diversificadas.

2

Análise das entrevistas das 3 escolas visitadas

A diretora Maria Aparecida Zafalon da escola Nélson Pizzotti Mendes, alega que a Lei de Diretrizes e Bases da educação Brasileira 9394/96 tem muita influência no seu trabalho e se considera muito conhecedora desta lei, assim como a diretora da EMEB Cora Coralina, Marlene G. Mourão Cristiani também compartilha da mesma opinião da Diretora citada á cima. A diretora da escola que a Ana visitou acredita que a lei deve ser valorizada porque é muito importante para uma boa educação.

A professora Telma Dias Simões da escola Nélson Pizzotti diz ser influênciada diretamente pela LDB em seu trabalho e a considera importante. Da mesma forma a professora Norma Cestari Silva, da escola EMEB Cora Coralina. Os professores da escola que a Ana visitou consideram a LDB importante para o ensino no aspecto físico e familiar.

As coordenadoras das escolas visitadas, também consideram importantes as leis da LDB e dizem que a mesma influência muito em seus trabalhos.

35

Considerações Finais

Os debates recentes sobre a formação do profissional de Educação Infantil indicam a proposição de cursos de formação inicial específicos em nível médio, preferencialmente, e programas de formação continuada para aquelas educadoras e educadores que já atuam e não apresenta qualificação mínima, de conformidade com a legislação vigente (LDB 9394/96) cap VI, art. 60-68). Tomando como princípio o direito constitucional das crianças brasileiras a uma Educação Infantil de qualidade, os educadores abordam a discussão, mapeando contribuições e fazendo indicações sobre possibilidades, visto que a realidade compleza que envolve a questão, nas diferentes resgiões do país, exige alternativas diversificadas.

3

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)

A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) é a Lei nº 9694 de 20 de dezembro de 1996, conceitua a educação geral nos seguintes termos: a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organização da sociedade civil e nas manifestações culturais.

A educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios da liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Essa tripla finalidade deve ser entendida em três dimensões: a egocêntrica, a social e a mista.

A educação básica (infantil, fundamental e médio) assegura o desenvolvimento do educando para que tenham uma formação comum indispensável para o exercício da cidadania e para o fornecimento dos meios para a progressão no trabalho e em estudos posteriores.

A educação infantil prevê-se o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, no aspecto físico, psicológico, intelectual e social, complementarmente à família e à comunidade.

O ensino fundamental, obrigatório para todos, independentemente de faixa etária, raça, cor, credo, religioso ou filosófico, é gratuito nas escolas de rede oficiais de ensino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.1 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com