TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATIVO À EDUCAÇÃO LITERÁRIA

Projeto de pesquisa: RELATIVO À EDUCAÇÃO LITERÁRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.736 Palavras (19 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

JUSTIFICATIVA 4

PÚBLICO ALVO 11

OBJETIVOS...............................................................................................................11

PROBLEMATIZAÇÃO...............................................................................................13

CONTEÚDOS CURRICULARES..............................................................................15

METODOLOGIA.......................................................................................................15

TEMPO PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO.........................................................17

RECURSO QUE SERÃO UTILIZADOS....................................................................17

AVALIAÇÃO.............................................................................................................18

REFERÊNCIAS........................................................................................................18

1 INTRODUÇÃO

Sabe-se que nos dias atuais a literatura e não só a literatura, mas todas as matérias e conteúdos estão voltados para a questão da diversidade e suas formas, sejam elas cultural, étnica, linguística, religiosa, etc., para que haja uma inclusão desta temática nas práticas de ensino. Por esta razão nada melhor para se trabalhar em Língua Portuguesa – Literatura a questão da cultura, das variações linguísticas, desta diversidade cultural do que a Literatura de Cordel.

Este presente trabalho tem como objetivo colocar em prática as reflexões realizadas durante as experiências de aluno regente vivenciadas nas disciplinas de Estágio Obrigatório nos semestres anteriores sobre o ensino de Literatura. Ao refletir sobre o ensino de Literatura acredita-se que, fosse levado para sala de aula discursão com os alunos sobre aspectos relacionados as obras que serão apresentadas, fazendo com que o trabalho com literatura se torne mais produtivo e/ou mais significativo para o aluno.

Em vista a esta reflexão sobre o ensino de literatura irá ser colocado aqui para este projeto de ensino o gênero literário, tendo como base a Literatura de Cordel até então tão pouco desfrutado e mencionado em sala de aula. Através deste gênero literário será possível destacar e conhecer a diversidade cultural existente nela, diversidade esta relacionada a região nordeste de nosso país, destacando seus autores, principais obras, regionalidade, costumes, forma de impressão deste livretos (uso da xilogravura) e etc. Tudo isso acontecerá de maneira teórica, prática, criativa para que assim se possa estimular e incentivar o aluno ao hábito da leitura. É por meio da leitura e da escrita que se dá acesso à grande parte da cultura humana. Mais que uma mera reprodução do som das palavras, é imprescindível compreende-las.

Ler implica trocar de sentido não só entre o escritor e o leitor, mas também com a sociedade onde ambos estão localizados, pois os sentidos são resultados de compartilhamentos de visões de um mundo entre os homens no tempo e no espaço.

(COSSON, 2006, p. 27)

2 JUSTIFICATIVA

2.1 COMCEITUANDO O ENSINO DE LITERATURA

Sabe-se que a linguagem é um dos pontos de partida para que haja a concretização do convívio social. A exemplo disso temos a afirmação de Bordini e Aguiar (1993, p.9):

É, portanto, na convivência social que nascem as linguagens, conforme as necessidades de intercâmbio [...] Através das trocas linguísticas, o indivíduo se certifica de seu conhecimento do mundo e de outros homens, assim como de si mesmo, ao mesmo tempo em que participa das transformações em todas as esferas.

De acordo com os PCNs (1997), sugere-se que o texto literário deve ser aliado as demais práticas cotidianas da sala de aula, pois se trata de uma forma de conhecimento específico, já que, em seus estudos, devem ser mostradas suas propriedades, bem como debatidas e analisadas quando se trata de ler as diferentes manifestações assentadas sobre a rubrica geral de texto literário. Segundo Cosson (2006, p.21) “a literatura tem um sentido muito extenso, o que inevitavelmente tem ocasionado o englobamento de qualquer texto escrito, que apresentado parentesco com a poesia e ficção passam a serem rotulados com literários”.

Ainda conforme os PCNs, a literatura – textos literários – não devem ser vistos como a cópia do real, nem como puro exercício de linguagem, muito menos como mera fantasia que se asilou do sentido do mundo, de modo que o texto literário deve ser compreendido como um texto construído e constituído em prática sócio histórico e cultural.

No Ensino de Literatura e o da leitura literária é envolvido muito mais do que somente elementos estruturais, mas é um exercício de reconhecimento das singularidades e das propriedades compositivas que matizam uma particularidade na escrita, fazendo com que desta forma nega-se o uso do texto literário com finalidade de servir do ensino das boas maneiras, hábitos de higiene, dos deveres de cidadãos e dos tópicos gramaticais.

Segundo o que se refere às Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), esses documentos igualmente aos PCNs estabelecem que a literatura não deve ser trabalhada em sala de aula de forma descontextualizada, com a intenção de apenas explorar as características que o texto literário apresenta, sobre um determinado estilo literário, já que este gênero difere-se dos demais que estão presentes na sala de aula, como destaca o referido documento.

Decorre, diferentemente dos outros, de um modo de construção que vai além das elaborações linguísticas usuais, porque de todos os discursos é o menos pragmático, o que menos visa à aplicação prática. Uma de suas marcas é sua condição limítrofe, que outros denominam transgressões, que garante ao participante do jogo da leitura literária o exercício da liberdade, e que pode levar a limites extremos as possibilidades da língua. (OCEM, 2006, p. 49)

O cordel, forma tradicional de nossa literatura popular, é escrito para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com