TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE AULA

Monografias: RELATORIO DE AULA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 3

Os acadêmicos do curso de letras apresentaram trabalhos com tema relacionados a área da Linguística, feitos a partir de pesquisas e leituras. O objetivo dessas apresentações foi para trazer um contato mais direto e uma familiarização com os mesmo. A seguir este relatório trás os principais pontos abordados pelos acadêmicos.

Na primeira apresentação tivemos uma abordagem sobre a Teoria dos Signos, a acadêmica Nayane fez uma introdução sobre o assunto, falou da constituição dos signos que é basicamente significado e significante, que são conceito e imagem respectivamente e também as formas de analisa-los que são o signo em si mesmo, a referencia pelo que representa e os efeitos que o signo pode produzir, e por fim seus três tipos que são: Ícone, Índice e Símbolo.

Logo em seguida Ana Claudia apresentou a dicotomia Significado X Significante diferenciando-os e apresentando também as dependências de um para com o outro. Ela disse ainda que cada signo é único e exemplificou usando as palavras gostar, amar e adorar que tem valores diferente em hebraico. Depois a aluna Raiane falou sobre a linearidade do significado, em que o signo pode ser motivado ou não-motivado e abordou também a arbitrariedade que tem como característica a não-motivação.

Alana Christine apresentou a respectiva imagem acústica na linearidade do significante. Concluindo a apresentação do grupo feita a distinção de denotação e conotação pelas alunas Hellen e Eliane mostrando suas diferenças. Enquanto a denotação se caracteriza pela formalidade, a conotação expressa emoção e subjetividade.

O grupo seguinte explanou sobre o Estruturalismo, a aluna Dayane fez uma breve introdução do que era Estruturalismo, que seria uma forma de análise das línguas. Seguindo com as apresentações abordaram as dicotomias saussurianas dentre elas: Língua X Fala, Sincronia X Diacronia e apresentaram suas particularidades. A diante Alaíres falou sobre arbitrariedade do signo e por ultimo o grupo apresentou a corrente norte-americana dessa escola e seus precursores que foram Leonard Bloofield e Sapir.

O terceiro grupo apresentou as ideias do Gerativismo. Seu criador foi Noam Chomsky e se opõe ao Estruturalismo. O aluno Nébio falou sobre o modelo teórico gerativista que é regido pela existência da faculdade da linguagem. Disse ainda que a linguística gerativista analisa a linguagem humana de forma matemática e abstrata aproximando-se das ciências congnitivas. A acadêmica Tassia apresentou a visão gerativista de linguagem, essa visão se baseia na competência e no desempenho linguístico. Alana Ferreira explicou sobre o desenvolvimento da gramatica universal e da gramatica modular, a gramatica universal seria o conjunto das propriedades gramaticais comuns compartilhados por todas as línguas naturais, já a gramatica modular fala que os componentes gramaticais devem ser analisados como módulos autônomos, independentes entre si.

Seguindo com a apresentação do grupo Andrei falou sobre os parâmetros dessa gramatica que são as possibilidades de variação entre as línguas. Finalizando Thaise apresentou o FOXP2 e a genética da linguagem confirmando que o gerativismo é uma corrente da ciência da linguagem.

O ultimo grupo a explanar sobre seus estudos foi o da Glaucia Luiza que apresentou os tipos de gramatica. O primeiro deles foi a gramatica tradicional que é tido desde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com