TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE ESTAGIO-PRIMEIRO

Por:   •  24/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.668 Palavras (27 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 27

INTRODUCÃO

         O estágio é muito importante para a formação acadêmica, pois é o momento que o estudante tem o primeiro contato com sua vida profissional, permitindo ao mesmo de pôr em prática as teorias descritas nos livros, treinando-o para vivenciar e intervir em situações futuras. Preparando para que realizem uma atuação transformadora na realidade, ajudando no desenvolvimento de competências e habilidades, podendo assim, compreender a complexa relação que há entre a teoria e a prática no trabalho de um docente. 

O estágio dos cursos de formação de professores, compete possibilitar que os futuros   professores compreendam a complexibilidade das práticas institucionais e das ações praticadas por seus profissionais como alternativa no preparo para sua inserção profissional” (PMENTA, GARRIDO, 2004, p.34).

       O Estágio Supervisionado I teve o objetivo vivenciar e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Letras, do 4º semestre da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Consiste em relatar as experiências vividas durante o Estágio em Língua Portuguesa, do ensino fundamental II, realizado na Escola Faustiniano Lopes Ribeiro,localizada na Rua 16  Julho ,Nº, em Canarana-Ba,na turma do 7ºV1,do turno vespertino.                                                    

    O estágio foi dividido em quatro partes, sendo: visita, observação da turma, interação e regência. As atividades a serem relatadas no presente relatório referem-se somente a instituição de ensino, com carga horária de 80 horas, sendo distribuídas em 10h de visitas; 40h observação-interação e 30h regência.

       Nas visitas realizadas na escola foi possível visualizar a estrutura física que a escola dispõe e seu funcionamento, como: horário, quadro de professores e funcionários, recursos metodológicos disponibilizados e as regras do estabelecimento de ensino. Esse primeiro contato foi necessário para conhecer o espaço em que desenvolveria o proposto estágio, além disso, escolher a turma que o estágio seria realizado.

       As observações, interações e regência foram realizadas na turma do 7ºV1 do turno vespertino, onde foi observado o relacionamento entre professor-aluno e as diversas atividades que fazem parte dos planos de aulas; a forma do ensino-aprendizagem, como também a socialização de conhecimentos e, além disso, como é elaborado o processo avaliativo e os métodos ativos utilizado pelo professor regente  de língua Portuguesa.

        Quanto ao processo teórico educacional, na observação da turma, foi possível perceber que a forma didática trabalhada na sala de aula baseia-se na teoria interacionista de Vygotsky.Pois,percebe-se que o docente proporciona aos seus alunos a  liberdade  de fazer e refazer atividades ,com o intuito que a aprendizagem seja mais significativa.

 “O ser humano, na teoria interacionista,interage com o meio ambiente respondendo aos estímulos externos,analisando,organizando e construindo seu conhecimento a partir do “erro”,através do processo continuo do fazer e refazer “.(COLL,1992,p.164)

        Através das observações, podem-se verificar as dificuldades e facilidades dentro da sala de aula, como é a convivência entre os alunos, a motivação que os leva a estudar e o modo como a professor ministram as aulas, com isso, levanta a reflexão sobre o que fazer se estivesse no  lugar do professor regente.

      Posteriormente, a regência, ponto culminante do estagio, nela foi viável pôr em prática a teoria descritivas dos livros sobre o que é ser um “professor” foi o ponto onde surgiu a oportunidade de vivenciar e intervir com formas e práticas pedagógicas inovadoras, onde o ensino-aprendizagem fez- se dinâmica e a interação tornou-se objeto de transmissão de conhecimentos.  

“A teoria é uma ferramenta essencial na vida do indivíduo para a consolidação da prática. Assim, o Estágio Supervisionado adquiriu um papel substancial no processo de graduação, pois, o mesmo caracteriza-se como a prática em meio à aprendizagem na sistematização curricular.” (SILVA JR., 2009)

        Na regência foi trabalhado conteúdos de acordo com a grade curricular presente no planejamento bimestral  da instituição de ensino, aplicações de atividades  lúdicas e dinâmicas, produções e interpretações  textuais ,aplicação de provas e instrumentos avaliativos

        Em síntese, o proposto estágio teve como objetivo explanar de forma detalhada e reflexiva os processos de ensino-aprendizagem no contexto educacional, através de experiências reais vivenciadas. Neste sentido, desenvolveria futuros caminhos que conduzirá a aquisição e transmissão de conhecimento.

Atividades desenvolvidas durante o Estagio Supervisionado - Ensino Fundamental II, Língua Portuguesa

       Durante o Estagio Supervisionado no Ensino Fundamental II, na disciplina  Língua Portuguesa  foram   desenvolvidas atividades  com o intuito do acadêmico presenciar  de forma real experiências sobre práticas pedagógicas  inseridas no processo  de ensino-aprendizagem.O desenvolvimento do Estagio Supervisionado desenvolveu-se em (4) etapas ,organizadamente , por  determinadas cargas horárias.

       Primeiramente, teve-se como início a visita a escola, com presente  duração de (10h) dez horas.Onde foi desenvolvida a inspeção detalhada sobre o funcionamento  da mesma como ,sua estrutura física  e administrativa,níveis de atuação que ela exerce,  recursos financeiros,recursos materiais disponíveis  ,quadro  de professores  e suas formações,equipe de apoio  e o público que a escola atende.

      Sequencialmente ,após a visita veio  o processo de observação ,cuja a carga horária eram de ( 20h ) vinte horas,sendo ocorrido na turma do 7º V1.Na fase de observação foi possível desenvolver a identificação sobre  a rotina diária do professor regente  como, suas metodologias e formas didáticas de ministrar suas aulas ,recursos utilizado , os conteúdos trabalhados , a forma de avaliar, a relação entre os alunos x alunos ,alunos x professor,além disso,foi viável visualizar propostas de interventivas ,criadas pelo professor regente,no intuito de sanar algumas  dificuldades presente  no percorrer da sua atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.4 Kb)   pdf (272.8 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com