TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Primeiros Socorros no Ambiente Escolar

Por:   •  2/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST-UNIFACVEST

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

JONALICE JUSTINO DE OLIVEIRA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I

“ESTÁGIO ONLINE”

RESOLUÇÃO EQUIPE MULTIDISCIPLINAR Nº 002, DE 01 DE JUNHO DE 2020

Primeiros Socorros para Professores no Ambiente Escolar

LAGOA DE DENTRO/PB

2022

JONALICE JUSTINO DE OLIVEIRA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I

Relatório apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia, para demonstrar as atividades de Estágio Curricular Supervisionado I - Educação Infantil. Disciplina: Primeiros Socorros para Professor no Ambiente Escolar.

LAGOA DE DENTRO/PB

2022

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO..............................................................................................4

2 - APRESENTAÇÃO.......................................................................................4

3 - ATIVIDADES E RECURSOS DE MATERIAIS/TECNOLOGICO ...............6

4 - CONCLUSÃO ……………………………………………………………………6

REFERÊNCIAS

1 - INTRODUÇÃO

O Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Pedagogia, cuja disciplina Primeiros Socorros para professores no ambiente escolar, deu-se de forma on-line, elaborado a partir de análise dos vídeos - aulas e leitura do material em PDF. O Relatório ora apresentado visa transmitir os conhecimentos adquiridos sobre o tema abordado, sendo considerado muito relevante na formação, tanto acadêmica, quanto pessoal.

O Curso de Primeiros Socorros colabora com suas técnicas, ajudando em situações de emergência para o cuidado com a saúde das crianças, adultos ou idosos, dependendo do ambiente, e colaborando na salvação de vidas, junto a uma equipe especializada, ‘’SAMU’’ e outros serviços, caso venha ser necessários para socorrer uma vítima, seja na rua, no trabalho, e na escola, no papel de professor ou cuidador.

A importância desse estágio na minha formação acadêmica foi de grande importância, onde adquirir muito conhecimento e conhecer técnicas para agir em ocasiões que vierem surgir no ambiente escolar, para os primeiros socorros de aluno; bem como, de sentir a necessidade da aplicação da Lei que trata da capacitação e cursos em Primeiros Socorros para os profissionais no ambiente escolar, uma vez que, nossas escolas, em sua maioria estão necessitadas dessa ação tão essencial, uma vez que, a escola assume uma responsabilidade muito grande ao receber as crianças tão pequenas e indefesas.

2 – APRESENTAÇÃO

O Curso de Primeiros Socorros para professores no ambiente escolar apresentou conteúdos muito pertinentes e necessários para que o professor possa agir corretamente com seus alunos, na sua rotina e dentro do ambiente escolar, em situações emergenciais, sejam elas, dentro ou fora da escola.

Treinamentos em Primeiros Socorros é sem dúvida, importante para o professor, pois ajuda a salvar vidas, mesmo como leigo, o professor pode fazer a diferença, em caso de acidente, até que chegue o socorro necessário, quando assim for acionado. Afinal, cuidar de crianças é uma grande responsabilidade, pois ainda são muito dependentes e necessitam de cuidados redobrados. Os treinamentos devem ser atualizados constantemente, pois as técnicas de socorro podem sofrer alterações de acordo com as normas, mundiais ou internacionais, sobre primeiros socorros.

As atualizações das diretrizes de primeiros socorros podem ser iniciadas por qualquer pessoa, em qualquer situação e incluem o autoatendimento. ( American Heart Association, 2015)

Vale salientar que no ambiente escolar, é comum a ocorrência de acidentes, o professor deverá agir com cautela e responsabilidade na ação de socorrer um aluno, mesmo o professor estando atualizado, em relação às técnicas, requer cuidados diante dos procedimentos a realizar, orienta-se não realizar procedimentos que não estão sob sua competência e sim de competência médica, pois um pequeno erro técnico no momento dos primeiros socorros poderá causar graves consequências. A lei Lucas, sancionada em 2018, As instituições de ensino devem ministrar cursos que capacitem professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros no ambiente escolar.

Art. 1º Os estabelecimentos de ensino de educação básica da rede pública, por meio dos respectivos sistemas de ensino, e os estabelecimentos de ensino de educação básica e de recreação infantil da rede privada deverão capacitar professores e funcionários em noções de primeiros socorros.

Além da agilidade na hora de socorrer a vítima, no caso, o aluno, um fator importante, é conhecer o histórico da vítima, relacionado às doenças que porventura possa ter, facilitando assim na hora de agir diante do quadro apresentado e a assistência não venha comprometer a saúde do aluno. A escola tem a sua responsabilidade em preencher um formulário, no ato da matrícula, para dar esse aparato de se conhecer o histórico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com