TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÒRIO: Estudo lingüístico do Português

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.824 Palavras (12 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA – POLO[pic 1]

MIRANTE DO PARANAP ANEMA – SP

CURSO: 4 º LETRAS.

                                                                ESTER SAMAI SANTOS SILVA RA: 414071.

                                                             LETICIA PEREIRA DAS NEVES RA 414098.

                                                          PATRICIA PEREIRA DOS SANTOS RA 414121.

                                               DIANA CLAUDIADOS SANTOS BARBOSA R419533.

                                                   CELIA MARIA DA CONCEIÇAO SILVA RA 419532

RELATÒRIO: Estudo lingüístico do Português.

Professora Interativa: Profª : Edilson Nunes.

                     

MIRANTE DO PARANAPANEMA-SP.

17/09/2014

INTRODUÇAO.

Ate o presente momento observamos que os alunos do ensino médio providenciam gramática em seu estudos, porem para nossa inquietude elas não possuem solução cientificas, por não se basearem nos estudo lingüístico.

Mas por outro lado é de grande importância para nós um estudo gramatical, pois ele apresenta um conjunto de relevância lingüística.

E assim desenvolvemos esta atividade com intuito de mostrar o conteúdo estudado sobre morfologia realizada em todas as instituições de ensino, em exercício de uma maneira mais racional e teórica pela ciência.

Primeiramente abordaremos sobre o estruturalismo termos utilizado pelo os gramáticos, e a origens dos estudos na atividade seguinte compreende-se fenômenos morfossintáticos, que formam palavras pela as estruturas lexicais, na etapa3 a taxonomia das classes de palavras, chegando ao fim os processos de formação das palavras na língua portuguesa.  

Portanto o objetivo deste trabalho é adquirir conhecimento sobre o conteúdo apresentado hoje à morfologia tornou cientifico e racional, por isso o objetivo do trabalho é fazer um estudo morfológico, como nas escolas e em nossas atividades que oriente o decente nos estudos da morfologia

Com essas hipóteses levantadas propomos a importância das classes gramatical com suas funções, essas classes são divididas em dez classes gramaticais, outra condição é  falta   teoria nas gramáticas da escola, esses estudos são conforme prescritivo e não sugerem m o por que utilizar , por exemplo qual desses flexiona substantivo, adjetivo ou verbo?

Desejamos assim que o leitor aperfeiçoe seus conhecimentos e faça um bom aproveitamento acerca do conteúdo desenvolvido.

As origens Dos Estudos Lingüísticos e Do Estruturalismo.

A Estrutura e origem estruturalismo.

Quando se ouve falar em estruturalismo pensamos assim o que será? E por que se chamar estruturalismo?  Feitas essas observações desenvolvemos uma breve informação sobre o estruturalismo.

O estruturalismo é considerado com o uma corrente teórica da lingüística um modo de pensar desenvolvido por Ferdinand Saussure o desenvolvimento aconteceu na Europa, e nos Estados Unidos, a partir dos anos 30 no século XX, Saussure é o fundador do estruturalismo, um lingüista suíço e filósofo o seu primeiro desenvolvimento aconteceu em 1932 considerando a língua como uma dupla articulação entre a fonologia e a morfologia definindo em sincrônico, e diacrônico sempre com um objetivo descritivista

Diacrônico: estuda a língua em diverso tempo.

Sincronia:estuda a língua em dado momento.

Assim esses dois fatores exposto acima sincrônico e diacrônico são fundamental da lingüística possibilitando melhor o estruturalismo, Para o estruturalismo francês, movimento intelectual na segunda metade da década de 1960, a segunda hipótese seria mais viável para investigar tais fenômenos como a linguagem, por exemplo, as teorias de Saussure podem ser explicadas por meio de quatro dicotomias. A primeira diz respeito a duas formas de se abordar a linguagem:

Língua: o aspecto social da linguagem (langue).

Fala: o aspecto individual da linguagem (parole).

Segundo Saussure (1857-1913)’’a língua é um sistema de valores que opõem uns aos outros e se tornar um fenômeno social e defini como um sistema de signo’’.o aspecto social da linguagem , Já a fala é um ato  individual de vontade e inteligência na verdade ela é um fenômeno fonético,

De acordo com Saussure a fala implica um comportamento ativo sobre a linguagem pela a aprendizagem da fala que envolve a língua é o produto e instrumento da fala com isso define os termos (fala e língua) que depende do processo dialético que une um ao outro.

 As unidades mínimas que formam palavras bem como o fenômeno morfossintático responsável pela a unidade lexical 

Língua e linguagem.

Como estamos estudando os fenômenos lingüísticos, passamos a explicar o que são fenômenos morfossintáticos que se resulta em como interpretar língua e linguagem mas para isso precisa –se entender o que são  ‘’morfossintático’’ e para isso uma forma mais clara de responder apresentamos este  exemplo no 6º ano estudamos toda as classes gramaticais, já quando adentramos no ensino médio começa uma fase revisional de tudo aquilo que já tivemos contatos durante as series anteriores isso é chamado de morfossintaxe mas se da ao conjunto de morfologia o qual estuda as palavras com sua classes gramatical.e este elementos pronuncia –se em ‘morfossintáticos’’.

 A partir destas observações exposta acima já houve clareza sobre os fenômenos  morfossintáticos responsável pela a unidade lexicais,com isso apresentamos , o fator principal ligado  a morfossintaxe que é o tema a ser questionado que são como interpretar língua  linguagem?

Quando colocamos o nosso ponto de vista sobre este dois elementos pensamos que os dois são os mesmo fatores, mas pelo o lado da ciência chega a conclusão que a linguagem é a capacidade humana que os seres humanos tem para produzir, As linguagens são constituídas de três formas: como representação:  pensamento,e ferramenta e  comunicação,  A linguagem também pode ser conceituada como meio de expressões e dos sentimentos individuais que, por ela, o homem se comunica coletivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (221 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com