TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITÍCA: HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL

Por:   •  23/2/2016  •  Resenha  •  2.435 Palavras (10 Páginas)  •  3.500 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

FACULDADE DE LETRAS E ARTES – FALA

DEPARTAMENTO DE LETRAS ESTRANGEIRAS – DLE

CURSO DE LETRAS – HABILITAÇÃO EM INGLÊS

PROFESSOR FRANCISCO H. ARRUDA DE OLIVEIRA

RESENHA CRITÍCA

HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL

CARLOS EMERSON DE SOUZA SANTOS

MOSSORÓ/RN

2015

RESENHA CRÍTICA

ROWLING J.K. Harry Potter e a pedra filosofal, (Harry Potter and the philosopher’s stone); tradução de Lia Wyler - Rio de Janeiro: ROCCO. 2000

CREDENCIAIS DOS AUTORES:

Joanne Rowling, mais conhecida como J.K Rowling, nome com o qual assina as suas obras, é uma escritora britânica de ficção, autora da serie “Harry Potter”. Nasceu na Inglaterra no dia 31 de junho de 1965. Filha de Peter Jolin Rowling e de Anne Volant. Passou a infância na cidade de Chapstow, desde criança ela queria ser escritora, fez seu primeiro livro com apenas 6 anos de idade: “A Historia de Um Coelho Chamado Coelho”. J.K Rowling se formou em língua clássica e literatura francesa na universidade de Exeter, fez especialização na França por um ano, voltou para a Inglaterra onde trabalhou como pesquisadora da anistia internacional em Londres. Começou a escrever “Harry Potter” durante uma viagem de trem, em 1991 deixou o cargo de pesquisadora e foi morar em Portugal, nesse período dava aula de inglês, casou-se e teve uma filha, foram cinco anos de preparação de cada trama dos livros.

Quando o casamento acabou, retornou para a Inglaterra indo morar em Edimburgo, onde o primeiro livro foi lançado “Harry Potter e a pedra filosofal” que foi o livro mais vendido da serie com cerca de 120 milhões de copias, desde então ela se dedicou a escrever os outros seis livros da serie Harry Potter que fizeram um sucesso absoluto ainda mais quando foram parar nas telas do cinema, parceria com a Warner onde fizeram maior sucesso batendo recorde de maior bilheteria mundial. dentro ainda do universo dos bruxos ela também escreveu mais três livros:

ROWLING J.K. Animais fantásticos e onde habitam, (Fantastic beats e where to find them)/Newt Scamander; Edição Especial com prefacio de Alvo Dumbledore; tradução de Lia Wyler – Rio de Janeiro: Rocco, 2001. 63 p.

_________.Quadribol através dos séculos, (Quidditch throught the ages)/Kennilworthy Whisp; traduçao de Lia Wyler – Rio de Janeiro, 2001. 63 p.

_________.Os contos de Beedle, o bardo,  (The tales of beedle, the bard). Rio de Janiero: Rocco, 2008. 107 p.

INTRODUÇÃO

Harry Potter e a pedra filosofal é o primeiro livro da serie que fala sobre um mundo de bruxos. A maior parte dessa história se passa na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, com Harry e seus amigos em busca de acabar com os planos de seu inimigo numero um, o bruxo das trevas Tom Marvolo Riddle conhecido também como Lord Voldemort ou também VOCÊ-SABE-QUEM para aqueles que tinham medo de pronunciar seu nome.

RESUMO DA OBRA

A História começa com um bebê chamado Harry Potter que teve seus pais Lilian e Thiago Potter assassinados por Voldemort que era um dos bruxos mais poderosos e já havia matado várias pessoas que se recusaram ser comensais da morte, seus seguidores. Ele era terrível demais a ponto de temerem pronunciar seu nome, mas naquela noite em que os pais de Harry morreram aconteceu um grande mistério, Voldemort lançou a maldição da morte no garoto, porém por alguma razão Voldemort perdeu seus poderes e desapareceu deixando apenas uma cicatriz na testa do garoto em forma de raio, então depois disso Harry ficou conhecido no mundo dos bruxos como O-MENINO-QUE-SOBREVIVEU, antes mesmo de poder falar ou andar, famoso por uma coisa que nem ele mesmo vai lembrar.

Nessa mesma noite depois dos assassinatos dos pais de Harry, Alvo Dumbledore diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts mandou o guarda caça da escola, Rúbeo Hagrid buscar o garoto e deixá-lo na Rua dos Alfineiros, onde ele e a Professora Minerva McGonagall pudessem entregar Harry para a única família que restou a ele, a família dos Dursley, deixando o garoto na porta deles com uma carta explicando o que havia acontecido. Petúnia Dursley, irmã de Lilian Potter, era casada com Válter Dursley e tinham um filho do mesmo tamanho que Harry, chamado Duda. Petúnia deixava bem claro o seu ódio pela sua irmã desde nova, ainda mais quando descobriu que tinha uma bruxa na família que iria para Hogwarts, onde Lilian conheceu Thiago e casou-se. Sempre os chamou de aberração e nunca tinha os visitado quando Harry nasceu, mas depois de tudo que aconteceu ela teve que criar o garoto e nunca contou a verdade sobre os seus pais, dizendo apenas que eles teriam sido mortos em um acidente de carro e Harry teria sido o único sobrevivente. Petúnia, seu marido e filho sempre tratou Harry com muito desprezo, o deixando dormir no armário debaixo da escada e usando as roupas velhas de Duda.

Dez anos depois Harry já perto de completar 11 anos recebeu uma carta de Hogwarts para que ele fosse estudar lá, mas Harry nem sabia o que era Hogwarts ou muito menos que ele era um bruxo. Logo que recebeu a carta seu tio Válter tomou e começaram a vim mais e mais, não deixando Harry ver nenhuma carta. No dia do seu aniversario de 11 anos o guarda caça Rúbeo Hagrid foi deixar a carta e dizer toda a verdade para Harry sobre o mundo dos bruxos e sobre seus pais. Depois Hagrid levou Harry para ao Beco Diagonal onde iria pegar no banco dos bruxos (Gringotes) uma encomenda para Dumbledore e também abrir o cofre que os pais de Harry teriam deixado para ele. Quando saíram de Gringotes foram comprar todo o material necessário para seu ano letivo em Hogwarts, que também ficava no beco diagonal onde Hagrid presenteou Harry com uma coruja (Hedwiges). Naquele mesmo dia Hagrid deixou Harry com seus tios e voltou para Hogwarts, deixando ele com a passagem para embarcar no trem da plataforma nove e meia. Chegando no dia para Harry ir para escola seu tio Valter o deixou na estação de trem, logo ele fez amizade com Rony Weasley no trem, onde também conheceu Hermione Granger filha de trouxas, como eram chamadas as pessoas que não eram bruxos, e Neville Longbottom. Também conheceu um garoto que Harry achou as atitudes dele desprezíveis, portanto logo saberia que esse garoto se tornaria seu inimigo na escola, Draco Malfoy filho de Lucio Malfoy que já tinha sido um dos seguidores de Lord Voldemort.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (126.9 Kb)   docx (55.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com