TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA SOBRA O DOCUMENTÁRIO DE H. DOBAL UM HOMEM PARTICULAR

Por:   •  4/8/2016  •  Resenha  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA SOBRA O DOCUMENTÁRIO DE H. DOBAL UM HOMEM PARTICULAR

No documentário H. Dobal mostra o tamanho do seu amor pela sua terra, através das suas recordações e confissões sobre sua vida, onde muitos dos seus poemas referiam-se à cidade de Teresina, deixando transparecer que a relação que ele tinha com a terra piauiense era intensa e profunda.

Hindemburgo Dobal Teixeira nasceu em Teresina-Piauí, em 17 de outubro de 1927 e faleceu em 22 de maio de 2008. Formado em Direito, poeta, cronista foi funcionário do Ministério da Fazenda, e em função disso, viajou e residiu em várias cidades brasileiras (Rio de Janeiro, São Luís, Brasília), assim como conheceu várias cidades estrangeiras (Londres, Berlim). Desde muito cedo ele demonstrou interesse pela literatura, como uma das suas recordações, ele e seus amigos eram chamados de “chatos boys’, ao em vez deles apreciarem as moças, se encontrava todos os dias na praça Pedro II para discutir sobre literatura e política.

H. Dobal não iniciou a publicação dos seus textos em livros, mas sim numa revista literária, chamada Caderno de letras “Meridiano”, ele é um poeta que se comprometia com a realidade social. O seu primeiro editor foi Álvaro Pacheco que publicou em 1966, O Tempo Consequente, uma obra que revela a força da poesia e o aprofundamento da relação que existe do poeta com a terra natal. H. Dobal comenta no documentário que os poemas que foram feitos sobre Brasília eram tristes, não por que a cidade era ruim, mas sim pelas questões sociais fez com que não gostasse.

Segundo H. Dobal, foi em Brasília que se fez os primeiros sinais de Parkinson, seus dedos começaram a ficar rígidos e depois da doença raramente ele ia assistir aula, e para ajudá-lo a amiga anotava todas as atividades que era passada e depois entregava para a irmã dele a Verbena, para que ele copiasse e estudasse para que depois ela pudesse entregar paras os professores na aula seguinte e continuaram até que ele ficasse bom, e pudesse ir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com