TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVISÃO DA PROVA

Ensaios: REVISÃO DA PROVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO................................................................................................................4

2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA.......................................................................................6

2.1 EDUCAÇÃO INFANTIL..................................,................................................................7

2.2 O BRINCAR.....................................................................................................................8

2.3 O BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR...............................................8

2.4 AS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL............................................................9

2.5 O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL ..........................................................................9

REFERÊNCIAS ...................................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata-se da importância da brincadeira na educação infantil, o brincar tem um papel importante cognitivo, físico, social, emocional e cultural da criança. Esse trabalho tem como ponto de partida o brincar como uma necessidade importante na vida da criança.

O brincar proporciona um crescimento saudável á criança e assim viver sua infância tornando-se um adulto mais equilibrado tanto físico como emocionalmente.

A brincadeira e essencial para criança, pois é na brincadeira que a criança começa a entender o mundo assim aprender a fala, ouvir, representar, inventar, imitar, negociar, imaginar, ou seja, aprender a respeitar as opiniões do outro a expor as suas ideias tomar decisões fazer escolhas e resolver conflitos. A brincadeira traz um aprendizado para os alunos que é preciso que o educador entenda que seu papel é importante como motivador desse processo educacional.

È possível presencia varias situações onde o educador não cumpriu o papel do brincar com tanta importância como deveriam simplesmente levam seus alunos para o parquinho e não estimulam com varias brincadeiras lúdicas que servem para o desenvolvimento de seus alunos.

Por esse motivo esse tema tem a importância da fase da brincadeira dentro e fora da sala de aula da educação infantil.

A brincadeira é muito importante para o desenvolvimento da criança, pois é através da brincadeira que podemos trabalhar o lado motor, cognitivo, social e emocional.

Na educação infantil as crianças ainda não conseguem se expressar com as palavras e sua maior comunicação e pela movimentação do corpo e é na brincadeira que podemos e conseguimos observa-las para entendê-las.

Por esse motivo é essencial que as escolas tenham profissionais capacitados para defenderem a brincadeira em sua instituição.

Sobre o assunto verificou-se quanto brincar é importante para as crianças uma brincadeira pode desenvolver o raciocínio a lógica o emocional o intelectual e social da criança.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

2.1 EDUCAÇÃO INFANTIL

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica no Brasil é a fase em que as crianças estão nas creches e pré-escolas na busca de uma ação integrada, incorporando as atividades educativas os cuidados que elas necessitam e suas brincadeiras.

O referencial curricular nacional para educação infantil (RCNEI) apresenta a criança como um ser único que possui identidades e subjetividades próprias. A criança tem desejos, sentimentos, curiosidades, hipóteses o que a torna protagonista de cada ação.

A criança é um ser humano como todos os que fazem parte de uma organização familiar e está inserido na sociedade um sujeito social com uma historia e uma cultura.

Toda criança tem um jeito muito particular e especial de mostrar como pensa e sente do mundo que está a sua volta e é por meio das brincadeiras que revelam suas condições de vida anseios e desejos.

A construção do conhecimento das crianças se utiliza a mais diferente linguagem e exercem a capacidades que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que querem desvendar. E com essas perspectivas as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com meio em que vivem. O conhecimento não se constitui em uma só copia da realidade, mas sim fruto de um intenso trabalho de criação significação e ressegnificação (RCNS VOL.1 1998 p.21 e 22).

A criança é vista com ser que possui culturas e, portanto brincar é uma atividade aprendendo na cultura que possibilita que elas se constituam como sujeitos em um ambiente em continua mudança onde ocorre constante aquisição de conhecimento e valores uma vez que brincar é inerente ao nascimento.

Segundo Almeida (2012, p 33) “dentre as inúmeras possibilidades de produzir culturas um dos meios mais presentes na vida da criança é o brincar. É brincando que a criança recria o que entende do mundo e transforma em cultura lúdica”.

2.2. O BRINCAR

A brincadeira é uma atividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com