TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Sobre a Auto Medicação

Por:   •  20/7/2020  •  Dissertação  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

É de fundamental importância destacar que a automedicação causa várias alterações nas nossas vidas, tanto corporal quanto mental-psicológica, além de levar a intoxicação e dependendo da medicação, causar dependência química. O uso de medicamentos sem prescrição médica tem aumentado com o passar dos anos, tudo isso graças a facilidade de adquirir tais produtos. Inúmeros são os casos de estudantes que fazem o uso de medicamentos sem a receita médica.

Em um primeiro plano é fundamental observar que ficou fácil achar a “receita de cura” para determinada dor. Muitas pessoas buscam no Google o nome do remédio que irá aliviar seu sofrimento, outras, buscam com seus vizinhos, aquele velho remédio na esperança de adquirir o mesmo resultado que o seu vizinho obteve. Porém, cada organismo responde de maneira diferente ao uso da medicação. Muitas não sabem o grande mal que isso pode causar, deixando de lado os médicos para ir atrás do Google ou de seus vizinhos.

Ainda convém lembra que segundo dados do Sistema Nacional de informação tóxico-farmacológicos (SINTOX), em 2003, os medicamentos foram responsáveis por 28% de todas as notificações de intoxicação, deixando para trás produtos de limpeza e alimentos estragados. Do mesmo modo que aumentaram os meios informativos, aumentaram também a desinformação, trazendo com ela muitas preocupações com a saúde pública; como por exemplo a dependência química por medicamento, onde a pessoa só consegue exercer determinada função se estiver com o medicamento em seu organismo. Muitos concurseiros fazem o uso de medicamentos antes das provas para aumentar seu desempenho acadêmico enquanto estão fazendo-as. Porém, usam uma medicação tão agressiva que o organismo passa a depender daquela substância e começa a “não funcionar” sem ela.

Em virtude dos fatos mencionados devemos avaliar se o consumo de medicamentos sem prescrição médica, no intuito de aliviar uma dor que está sentindo é valido; quando o risco de intoxicação, dependência química, alteração corporal ou mental-psicológica dentre tantas outras doenças. Não deixemos um profissional para seguir um site de pesquisa ou o vizinho. Procuremos quem realmente é capacitado para receitar o medicamento e o tratamento da dor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (31.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com