TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação sobre um pingo d'água

Por:   •  15/12/2015  •  Dissertação  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  5.886 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Curso: Física - licenciatura

Período: 2015.2

Aluno: João Victor Vieira dos Santos

Redação

Tema: Um pingo d’água

         Um dos principais elementos utilizado pelos seres vivo, e constituinte de boa parte do planeta terra, a água, vem recebendo atenção especial nos últimos anos no Brasil. Cidades do sul e sudeste do país vêm sofrendo constantemente com a falta dela, sem contar com a historicidade de seca no nordeste. Escassez essa provocada principalmente com a ação do próprio homem, como poluição, desmatamento e o mau uso.

        Compondo cerca de 70% do nosso corpo, a água é de total importância para a sobrevivência do ser humano e outros seres vivos. Contudo, a falta desse elemento vem causando graves consequências em boa parte do país. O desmatamento e a poluição dos rios faz com que diminua a pluviosidade de chuva e a qualidade da água potável a ser usada, respectivamente.

       Outro fator não menos importante é o mau uso da água. O consumo excessivo é um exemplo dessa causa. Entretanto, em São Paulo já existe uma forma de combater isso, com aplicação de multas para quem for flagrado limpando calçadas, carros, etc., contudo, o governo local não tem como fiscalizar todas essas “infrações”, e as denúncias são feitas pelos próprios vizinhos.

      Partindo dos contextos citados anteriormente, chegamos ao ponto em que cada pingo d’água recebe seu verdadeiro valor. Apesar de termos água em abundância no nosso país, apenas uma pequena parte dela serve para ser consumida. Podemos dizer que é apenas um pingo em meio a tudo que temos, e isso pode ser considerado crítico. No sistema Cantareira, em São Paulo, cada mililitro de água é comemorado, por conta da seca que ronda por ali.

     Relacionando fatos históricos, pode-se até fazer uma sarcástica conclusão de que estamos voltando no tempo, ou que é o fim dele, pelo fato de que não lidávamos com problemas tão sérios desde séculos passados. Ainda há quem diga que a água não vai acabar. Portanto, para que não sejamos mais prejudicados, é de total importância que haja projetos como o que já está sendo implantado em São Paulo, campanhas do governo, e principalmente educação ambiental, desde a escola até à universidade, para que cada pingo d’água seja valorizado e bem utilizado.

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com