TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relacionamento Interpessoal

Trabalho Escolar: Relacionamento Interpessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

passava de casa em casa convidando pessoas analfabetas a frequentarem a sala de aula o que era uma forma de apelo ao combate ao analfabetismo devido à falta de interesse destes em procurá-la ou até mesmo ir até a escola realizar suas matrículas.

Como estímulo, os discentes recebiam todo o material didático e contavam com merenda escolar todas as noites também servida pela professora com a ajuda de sua mãe, como já havia falado anteriormente, a escola funcionava durante o dia e cedia apenas o espaço para realização das aulas. Sobre a formação docente, era apenas o ensino médio e recebia uma espécie de curso de capacitação onde se deslocavam para outros estados do Brasil para que fosse repassado o que deveria ser feito em sala de aula. Eram muitos os desafios encontrados pelo professor naquela época não tão distante e nem muito diferente dos dias de hoje, os alunos não eram muito assíduos devido as tarefas do dia a dia o que os tornavam cansado, ou faltavam devido a novela que acreditavam erroneamente que não poderia perder o capítulo, ou devido aos problemas de saúde como dor de cabeça e dor na vista.

Quando tive a oportunidade de entrar na sala de aula dessa modalidade de ensino, não entendi por que tantas pessoas com mais idade em relação a minha, não sabia de coisas que eu aprendi nas séries iniciais, hoje entendo que devido essa experiência marcante foi o que me despertou o interesse pela pedagogia.

É muito delicado o ensino andragógico, o professor tem sempre que estar atento ao seu próprio comportamento, principalmente se ele lecionar na educação infantil também. A questão da forma de como lidar com os educandos adultos, até mesmo a forma de falar é diferente de como falar com crianças, se o adulto for repreendido ou não gostar do que ouvir, dificilmente ele voltará no dia seguinte, a forma com o educador tratará o educando implica na permanência ou não dele na escola.

CAPÍTULO I - ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Neste trabalho dá-se o enfoque da construção da larga formação e experiências de alguns autores, sobre uma nova visão do conceito sobre educação de jovens e adultos. Hoje, com as transformações atuando dentro e fora do cenário globalizado às escolas procuram entender melhor a influência da aprendizagem no ambiente de trabalho e na vida.

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que tem como objetivo, permitir que pessoas adultas e que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade convencional retomem seus estudos. Este tipo de modalidade nos dias de hoje, exigem muito mais das políticas públicas educacionais de nosso país, como também das propostas de reinclusão desses educandos na rede pública.

1.1 A Educação de Jovens e Adultos no Brasil: Perspectiva Histórica

A Educação de Jovens e Adultos no Brasil começou desde os tempos do Brasil colônia com a catequização dos indígenas. Naquela época, o ensino era direcionado à doutrinação mais religiosa que educacional. No Brasil Império aconteceram mudanças, reformas educacionais que defendiam a necessidade do ensino noturno para adultos analfabetos.

No ano de 1876, o ministro José Bento da Cunha Figueiredo fez um relatório que apontava que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com