TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio supervisionado i etapa 5 da uniube

Por:   •  28/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  10.919 Palavras (44 Páginas)  •  985 Visualizações

Página 1 de 44

                       UNIVERSIDADE DE UBERABA

                            STEFÂNIA PAULA SATLHER NEVES

          RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO   I

                        GOVERNADOR VALADARES-MG

                                                  2016

                          UNIVERSIDADE DE UBERABA

                                 STEFÂNIA PAULA SATLHER NEVES

        RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Relatório de estágio supervisionado 1 apresentado a universidade de Uberaba como requisito parcial para aprovação no quinto semestre do curso de letras Português/Inglês.

Orientação: Vanessa Das Dores Duarte Teruel.

                         GOVERNADOR VALADARES-MG

                                                   2016

SUMÁRIO:

a) Atividade 1 - A escola e sua história        4

b) Atividade 2 – Conhecimento dos espaços, materiais e recursos pedagógicos        5

c) Atividade 3 – Reflexão e análise sobre o Projeto Político-Pedagógico        7

d) Atividade 4 – Estudo e análise dos PCN’s do 6º ao 9º ano        10

e) Atividade 5 – Observação e análise do ensino de (Língua Portuguesa e Língua Inglesa) nas séries finais do Ensino Fundamental        20

f) Atividade 6 – Monitoria e docência nas séries finais do Ensino Fundamental        22

g) Atividade 7 - Planos de aulas para a docência no Ensino Fundamental        24

Referências        34

 

ATIVIDADE 1: A escola e sua história

A escola estadual Joao Amâncio Sobrinho, foi fundada em 1964 como escola municipal. E depois passou a ser estadual, atualmente atende por volta de 311 alunos do ensino básico, fundamental e médio .está localizada no distrito de Boa União que pertence a cidade de Itabirinha, por se tratar de uma localidade pequena a escola acaba servindo de ponto de referencia, o prédio é amplo , possui dois andares com muitas salas, fica em uma área com muitas arvores em volta, possui duas quadras poliesportivas que servem para atividades com os alunos e para realização de eventos que a escola promove.  A comunidade é bastante participativa da vida escolar dos alunos e também dos eventos que a escola realiza nas datas comemorativas como por exemplo: dia das mães, dia dos pais, feriado da independência etc... como se trata de uma localidade pequena a escola é de grande relevância para a vida da comunidade, já que se preocupa em desenvolver atividades para os alunos que vão além da sala de aula. Como promover campeonatos entre alunos de diversas series a fim de incentivar o interesse deles pelo esporte. A escola conta com diversos programas do governo que trem muitos benefícios a escola e ajudam na pratica pedagógica como o (PNAE) o programa nacional de alimentação que contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos saudáveis. Conta também com o (PNATE) programa nacional de apoio ao transporte escolar, que atende os alunos moradores de zona rural, com o objetivo de garantir seu acesso e permanência nas escolas. O (PNDL) o programa nacional do livro didático, que oferece aos alunos e professores de forma gratuita, livros didáticos e dicionários de língua portuguesa de qualidade para o apoio ao ensino-aprendizagem, o (PNBE) o programa nacional de biblioteca na escola tem o objetivo de promover o acesso a cultura, e o incentivo a leitura nos alunos e professores por meio da distribuição de obras de literatura e pesquisa. Conta também com o (PDDE) cujo o objetivo é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica o esforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. E o programa de inclusão que promove a inclusão dos alunos com necessidades especiais  fazendo com que eles se sintam integrados ao ambiente escolar, a TV ESCOLA aperfeiçoa e valoriza os professores para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade do ensino, o (PROINFO) programa nacional de tecnologia educacional tem o objetivo de promover o uso pedagógico da informática. Todos estes programas tem a finalidade de desenvolver as potencialidades dos professores e alunos. Pois educar exige um posicionamento tanto do aluno, como do professor. O professor inserido nestas propostas, assume um novo papel e passa a construir junto com o aluno.

ATIVIDADE 2: Conhecimento dos espaços, materiais e recursos pedagógicos.

Será descrito neste relatório a exploração, e o conhecimento dos espaços, materiais e recursos pedagógicos disponíveis e utilizados na prática pedagógica realizada nessa instituição.

A escola é possuidora de determinadas singularidades que lhe dão caráter distinto de outras instituições sociais para a realização do processo de socialização das novas gerações. Possui uma identidade própria, regras e normas, crenças e interesses que são expressos nas práticas e vivências escolares, na escolha, e utilização dos materiais e recursos pedagógicos adotados por ela. Na escola escolhida há espaços harmônicos e atrativos. Todo o local é bem organizado e adequado com a faixa etária presente. As salas de aulas são limpas, arejadas, decoradas, aconchegantes e sempre com exposição de atividades realizadas pelos alunos. Os mobiliários estão em ótima condição. A biblioteca oferece variado acervo de literatura infantil de acordo com a faixa etária que a escola atende. O pátio é grande e muito bem cuidado, oferece uma visão agradável com jardim, área de brinquedos, quadra e espaço para brincadeiras diversas.

 O espaço físico da escola é um espaço pedagógico, uma das nossas moradas e deve ser preservada para acolher bem os alunos, no presente e no futuro, assim como é feito nesse ambiente. Atualmente a unidade escolar possui uma área territorial dividida em: quatro salas de aula, bem amplas, sem ar condicionado e bem iluminado, existem sete sanitários sendo dois na sala dos professores e dois chuveiros, sala de informática, sala de biblioteca, uma sala para professores com banheiro, armários, computador ligado à internet, um refeitório, uma cozinha com fogão industrial, um refrigerador e duas geladeiras, uma dispensa onde armazena os alimentos e os utensílios utilizados para a função, tem uma quadra poli esportivas, um parque infantil e áreas livres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (70.2 Kb)   pdf (295.3 Kb)   docx (43.2 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com