TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio Em Letras/Português

Por:   •  3/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.024 Palavras (21 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 21

universidade norte paraná – unopar

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA

LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUÊS

MARCELO FONTANA GIRO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM LETRAS/PORTUGUÊS

Cachoeiro de Itapemirim

2022

MARCELO FONTANA GIRO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM LETRAS/PORTUGUÊS

Relatório de estágio apresentado à Universidade Norte Paraná – UNOPAR como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular III: Atividade física na Empresa e Lazer do curso em de licenciatura em letras/português

Docente supervisor:

Cachoeiro de Itapemirim

2022

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1.        RELATO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LOCAL/INSTITUÇÃO CONDESCENDENTE        5

2.        RELATO DOS ARTIGOS DE METODOLOGIAS, ESTRATÉGIAS E ABORDAGENS USADOS NO CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL        7

3.        RELATO DE ESTUDO DE REFERÊNCIAS ADICIONAIS        11

4.        LOCAL DE ATUAÇÃO DO ESTÁGIO        13

5.        RELATO DE METODOLOGIAS UTILIZADAS PELO SUPERVISOR DE CAMPO        14

6.        RELATO DE OBSERVAÇÃO        15

7.        RELATO DE PARTICIPAÇÃO        16

8.        APRESENTAÇÃO DO PLANO DE INTERVENÇÃO        18

9.        RELATOS DE APONTAMENTO DO SUPERVISOR DE CAMPO        21

10.        RELATOS DE INTERVENÇÃO        22

11.        ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE AS ETAPAS DE CAMPO        23

CONSIDERAÇÕES FINAIS        24

12.        REFERÊNCIAS        26

INTRODUÇÃO

Para compreender o cenário contemporâneo do ensino médio no Brasil em uma escola pública, é necessário também compreender como o ocorre todo o processo de ensino e aprendizagem durante esta fase escolar. Estes são os objetivos principais do estágio curricular obrigatório deste semestre. Ao longo do relatório, buscou-se trazer elementos que permitem uma reflexão acerca da relevância do estágio na formação dos alunos do curso de licenciatura em Letras-português. Pois é necessário considerar que este é um espaço abundante das mais diversas possibilidades de articulação entre a teoria e a prática.

Este trabalho está dividido em capítulos organizados pelas mais diversas temáticas consideradas de grande importância para a compreensão das atividades e ações realizadas ao longo do estágio. É objetivo principal deste estágio trazer para os alunos os instrumentos de preparação para a introdução e inserção no mercado de trabalho mediante um ambiente de aprendizagem adequado e de acompanhamento pedagógico, sendo supervisionado pelo docente em sala de aula.

A teoria e a prática consistem-se em elementos indissociáveis, que se integram com o intuito de construir um significado, coerência ou fundamento. Estes princípios inserem-se de maneira pertinente na formação de profissionais da educação, profissionais estes que enfrentam contextos escolares muitas vezes complexos e instáveis.

Por isso, atribui-se ao estágio supervisionado, previsto pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9394/96), tendo como papel fundamental de articulação do conhecimento científico proveniente da universidade à realidade do cotidiano escolar, promovendo a capacitação de futuros docentes. O presente trabalho tem como finalidade relatar atividades desenvolvidas ao longo estágio, sendo relatados o momento de desenvolvimento do estágio curricular no ensino médio.

Em síntese, tratando a respeito da prática educativa, também foi aberto um espaço para dissertar a respeito da relevância de realizar o planejamento do trabalho docente. Por fim, foram realizadas as intervenções nos momentos de aprendizagem e de reflexões, com a realização e a regência.

O estágio em questão foi realizado na escola CIE Attila de Almeida Miranda, escola estadual de ensino fundamental e técnico, compreendendo entre turmas do primeiro ano ao terceiro ano.

  1. RELATO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LOCAL/INSTITUÇÃO CONDESCENDENTE

A análise de atividades foi realizada nas turmas de 3º ano do Ensino Fundamental e a análise de como o professor ministrava aula em sala. As atividades realizadas em sala de aula seguiam estritamente o currículo de ensino proposto, porém, em diversos momentos o docente regente utilizava de outros métodos de ensino a fim de diversificar o conteúdo e em sala de aula, das atividades realizadas, foram analisadas as seguintes:

  • Provas trimestrais;
  • Atividades avaliativas escritas (produção de texto);
  • Apresentação de trabalho;
  • Atividades do livro didático;
  • Atividades alternativas (elaboradas pelo professor)
  • Realização de atividades orais e debates;

Durante todo o processo de realização do estágio na escola selecionada, foi realizada por mim a observação, elaboração de atividades auxiliares e ajuda para os alunos que necessitavam de ajuda com a elaboração de atividades ou que mostram dificuldade no aprendizado da matéria.

Durante as aulas, me sentava ao lado da mesa do docente enquanto o mesmo ministrava as aulas. Ao mesmo tempo, à medida em que os alunos realizavam as atividades, estes vinham até a mim para que eu pudesse tirar suas dúvidas e ajudar na realização das tarefas. Houveram momentos em que o docente permitiu que eu ministrasse as aulas para os alunos. Houveram três aulas as quais eu ministrei para as turmas de 3º ano, sendo abordados os seguintes temas: Gêneros de discurso, concordância verbal e nominal e a de movimentos literários; conteúdo este no qual me baseei para a realização de um plano de aula sobre o tema “gênero textual”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)   pdf (168.7 Kb)   docx (214.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com