TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUÊS PESQUISA EDUCACIONAL

Por:   •  26/2/2017  •  Projeto de pesquisa  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL

UAB/FALE

LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUÊS

PESQUISA EDUCACIONAL

ALUNA RAQUEL DOS ANJOS

ATIVIDADE : Revisão Bibliográfica

A leitura, portanto, ocupa um lugar muito importante na educação de forma lúdica e investigante, é importante tanto para professores quanto para alunos e, de um modo geral, para toda a sociedade, pois contribui para uma visão crítica de mundo.

De acordo com OLIVEIRA, a literatura produz conhecimento, não porque esteja na escola, mas por dar conta das épocas geográficas e estilos de vida que não vivemos, mas que tem estreitas relações com o que somos hoje “(OLIVEIRA, 2010, p.42).

Nesse sentido podemos dizer que a literatura é um bem cultural e a partir dela uma pessoa pode estar em contato com tempos passados, com tempo presente e ate mesmo com o futuro.

A leitura causa prazer, emoção, faz o leitor viajar no mundo do sonho, da fantasia e da imaginação e até propiciar a experiência do desgosto, uma vez que esta é também um envolvimento afetivo provocador de busca de superação e em se tratando de obra literária para crianças, ela é capaz de provocar isso, emoção e empatia com a historia, fazendo o leitor voltar mais vezes ao texto para sentir as mesmas emoções.(OLIVEIRA, 1996, p.28).

Ler é essencial, pois impõe ao espírito pensamentos que levam o leitor a adquirir uma visão critica sobre variados assuntos possibilitando a aquisição e ampliação dos conhecimentos, a leitura é uma forma também de recreação para o desenvolvimento e crescimento intelectual criando certo afeto, pois ela é muito importante na vida da criança, tanto na vida escolar como na vida social.

Vale ressaltar, que tanto a família, tanto o professor criem um ambiente estimulante para o acesso aos livros para criança entrar em um universo mágico, criando uma permanência ao habito a leitura até sua fase adulta.

Segundo Oliveira (2010) uma relação com a literatura que se obriga a ser apenas pedagógica dificulta o potencial da criança para se tornar um leitor literário. Corroborando este argumento, Micheletti (1990), afirma que a literatura não tem obrigação com o conhecimento, mas promove conhecimento, pois ensina:

Não porque inculca conceitos morais ou quais atitudes desejáveis, mas porque amplia a capacidade de conhecimento do leitor, facilitando o acesso a novas experiências que poderão auxiliá-los na elaboração de novas informações, ou ainda na reformulação do que já possui. (p. 17)

No texto literário, o fictício mobiliza o imaginário, que abre espaços do jogo e pressiona o imaginário a assumir uma forma, oferecendo condições construtivas para o estético (OLIVEIRA, 2010 apud ISER, 1996 p.40)

Assim Oliveira (2010) argumenta que: A literatura contribui para a formação da criança em todos os aspectos, especialmente na formação de sua personalidade, por meio do desenvolvimento estético e da capacidade critica, garantindo a reflexão sobre seus próprios valores e crenças, como também os da sociedade a que pertence. (p. 41)

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com