TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Palestra apresentada sobre o Currículo Básico Comum

Por:   •  17/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  1.028 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

CURSO DE LETRAS – V PERÍODO

DISCIPLINA: CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA II

PROFª Me. ROSELAINE DAS CHAGAS

FABRICIA CARLA XAVIER DOS REIS

fabricia_carla@yahoo.com.br

RELATÓRIO DA PALESTRA MINISTRADA PELA PROFESSORA MARIA DO CARMO ABREU SOBRE O TEMA: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E CURRICULO BÁSICO COMUM (CBC).

MONTE CARMELO-MG

2017


FABRICIA CARLA XAVIER DOS REIS

RELATÓRIO DA PALESTRA MINISTRADA PELA PROFESSORA MARIA DO CARMO ABREU SOBRE O TEMA: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E CURRICULO BÁSICO COMUM (CBC).

Relatório apresentado à Fundação Carmelitana Mário Palmério, como requisito especial de avaliação da Disciplina de Construção da Prática Docente em Língua Portuguesa, do Curso de Letras Português/Espanhol, sob a orientação a Profª Me. Roselaine das Chagas.

MONTE CARMELO-MG

2017


Introdução

A palestra “Base Nacional Comum Curricular e Currículo Básico Comum (CBC)”, apresentada no dia seis de março do vigente ano, como conteúdo da disciplina de Construção da Prática Docente em Língua Portuguesa II. Esta disciplina visa proporcionar aos discentes um aprendizado sobre os conceitos inerentes do educador em Língua Portuguesa, preparando-o para a rotina escolar que será presenciada nos estágios acadêmicos e também após sua graduação.

Para que isso ocorra é necessário ao graduando que conheça profundamente a legislação que normatiza a educação, portanto são estudados a fundo os documentos que gerem a educação a nível nacional e estadual, ou seja, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Básico Comum (CBC) de Minas Gerais.

Esta palestra vem ao encontro deste aprendizado, posto que permite ao discente ouvir de um profissional da área da educação sobre a importância destes documentos reguladores no cotidiano do professor em sala de aula, para o planejamento das aulas e atividades que possam realmente cumprir seu papel para o sucesso da aprendizagem.

Relatório

A palestrante, a professora Maria do Carmo de Abreu, iniciou a palestra falando sobre a Base Nacional Comum Curricular, explicando como foi criada e como influência a educação a nível nacional.

Durante a explanação, podemos ouvir detalhadamente sobre como ela foi desenvolvida, através da participação da própria comunidade, que puderam através do endereço eletrônico http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio, contribuir com sugestões para seu desenvolvimento e no qual agora pode ser consultado em sua totalidade, além de poder ser realizado o download de seu documento, sendo esta sua segunda versão.

Na apresentação do documento temos a devida constatação do que vem a ser a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação brasileira:

Para o Ministério da Educação, o que deve nortear um projeto de nação é a formação humana integral e uma educação de qualidade social. Em consonância com seu papel de coordenar a política nacional de Educação Básica, o MEC desencadeou um amplo processo de discussão da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica.

A BNCC, cuja finalidade é orientar os sistemas na elaboração de suas propostas curriculares, tem como fundamento o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento, em conformidade com o que preceituam o Plano Nacional de Educação (PNE) e a Conferência Nacional de Educação

(CONAE).

A concepção de educação como direito abarca as intencionalidades do processo educacional, em direção à garantia de acesso, pelos estudantes e pelas estudantes, às condições para seu exercício de cidadania. Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento1, apresentados

pelos componentes curriculares que integram a BNCC, referem-se a essas intencionalidades educacionais. (BNCC – Segunda versão; http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao.revista.pdf, pág. 24/25)

Esta mesma a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), corresponde então a sessenta por cento do currículo escolar, garantindo o direito à aprendizagem e auxiliando instituições escolares e professores a nortear os currículos que serão abordados durante o processo de aquisição do conhecimento nas escolas de todo o país. Os outros quarenta por cento dos conteúdos ficam então reservados para as vivências de cada escola, levando em conta a cultura e cotidiano dos alunos.

A palestrante também nos apresentou e aprofundou nossos conhecimentos sobre o Currículo Básico Comum (CBC) de Minas Gerais. Posto que este é um documento de extrema importância para a educação, posto que, norteia as atividades a serem desenvolvidas pelos educadores em sala de aula.

Para aprofundarmos, podemos citar um trecho da apresentação do CBC de Língua Portuguesa o qual nos diz:

Os CBCs não esgotam todos os conteúdos a serem abordados na escola, mas expressam os aspectos fundamentais de cada disciplina, que não podem deixar de ser ensinados e que o aluno não pode deixar de aprender. Ao mesmo tempo, estão indicadas as habilidades e competências que ele não pode deixar de adquirir e desenvolver. (CBC de Língua Portuguesa – Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio; pág. 09)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (135.3 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com