TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia apresentada à Faculdade Entre Rios do Piauí-FAERPI

Por:   •  15/1/2017  •  Monografia  •  7.145 Palavras (29 Páginas)  •  8.550 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1]

FAERPI- BACHAREL EM TEOLOGIA  

MARCELO CAMPOS

“A ORELHA DIREITA DE MALCO”    

BELO HORIZONTE

2017

MARCELO CAMPOS

A ORELHA DIREITA DE MALCO

Monografia apresentada à Faculdade Entre Rios do Piauí-FAERPI, como requisito final para obtenção do Grau Bacharel em Teologia, sob a orientação do Professor Pr. Mateus Duarte.

 

BELO HORIZONTE

2017

AGRADECIMENTOS

Acima de todas as coisas só tenho que agradecer a Deus pois se cheguei até aqui, foi Ele quem me permitiu, quem me deu forças, saúde, muita força, fé e coragem para continuar a caminhar sem sequer olhar para trás ou me desviar do caminho.

Tenho muito a agradecer a minha mãe, ela é o motivo principal para que eu possa estudar, seu exemplo de vida todos os dias me motivam a caminhar sem desistir, levantar mesmo se eu cair, agradecer mesmo se perder, sofrer e vencer, e principalmente a batalhar sem o medo de perder...  Esta é a minha mãe, uma guerreira que mesmo eu e meus irmãos não precisando, continua todos os dias a lutar pelos seus filhos e netos. Eu a amo muito!!!    

Glorifico a Deus pela vida dos meus irmãos que também são diplomados no ensino superior, todos eles estão atuando em áreas que conquistaram com seus estudos, e de certa forma abriram o caminho para que eu pudesse correr e vencer a carreira assim como eles estão correndo.

Por fim, não menos importante, agradeço muito a Deus pela minha companheira, namorada, noiva, esposa, amiga, irmã em Cristo, minha princesa, minha vida... Ela sempre me apoia e incentiva a continuar. Me entende quando preciso de tempo para estudar, quando tenho que ler sem parar, quando tenho que raciocinar e quase surtar. Graças a Deus pela vida da Maisa, ela tem sido uma mulher sabia que tem me edificado demais. Eu a amo!        

“ INCLINA O TEU OUVIDO, E OUVE AS PALAVRAS DOS SÁBIOS, E APLICA O TEU CORAÇÃO Á MINHA CIÊNCIA. ”  Provérbios 22:17  

RESUMO

O presente trabalho tem a finalidade de expor o tema “A ORELHA DIREITA DE MALCO” com base no texto bíblico que está em João 18:10 e Levítico 8:24.  

O mesmo era servo do sumo sacerdote Caifás o qual junto de alguns muitos soldados estava no jardim do Getsêmani para prenderem Jesus e nesta mesma situação o discípulo Pedro pega a sua própria espada e corta a orelha direita do respectivo servo, e Jesus no devido momento repreende ao discípulo e cura a orelha do servo.

Com certeza o Senhor Jesus compreende (parece que o detalhe é mínimo) a importância de Malco em ter sua orelha direita em perfeito estado pois era o que ele precisaria para ser constituído em sumo sacerdote assim como está registrado lá em Levítico 8:24.

O mais interessante de toda a situação é a tamanha misericórdia do Senhor Jesus em amar o seu próximo, mesmo ele sendo uma pessoa que queira lhe matar, e até querendo lhe fazer mal, Jesus preferiu ama-lo e cura-lo e de uma certa forma serviu como um grande ensinamento experimentado e vivido na própria pele.    

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................................7  

1.O SACERDÓCIO..................................................................................................8

2.A ORDENAÇÃO DOS SACERDOTES.............................................................10

3.PROCESSOS DA CERIMÔNIA.........................................................................12

4.O MODELO DA ROUPA SACERDOTAL........................................................13

5.QUEM FOI MALCO............................................................................................18

6.HISTÓRIA SOBRE A ORELHA DIREITA......................................................18

7.A LIÇÃO DE JESUS.............................................................................................22

CONCLUSÃO ..........................................................................................................24

REFERÊNCIAS .......................................................................................................25

                                                         INTRODUÇÃO

Ao fazer a leitura deste trabalho, o leitor irá descobrir particularidades sobre a estrutura a constituição sacerdotal onde ele vai entender os detalhes sobre a ordenação sacerdotal, e os respectivos processos e cerimônias usadas pelos sacerdotes.

O leitor poderá compreender a citação bíblica referente a João 18:10 onde fala sobre a ORELHA DIREITA DE MALCO que é o tema desta obra, e entender o porquê de ser uma simples orelha, e o porquê do fato de ter sido a orelha direita e quem foi o responsável por tal ato de violência.

O tema sobre a orelha direita de Malco, servo do sumo sacerdote Caifás, remete o leitor a refletir sobre as condições religiosas que o povo de Israel estava vivendo naquela época, sob a opressão do Império Romano que dominava o povo e também conduzia e influenciava na escolha dos sacerdotes do templo judeu.

Segundo historiadores, Ele passou a vida estudando, obedecendo as normas, as leis e estava a um passo de tornar-se um sacerdote quando, a mando do seu superior, foi ao encontro de Jesus para prendê-lo.

Por fim o leitor compreenderá que o Senhor Jesus emprega um maravilhoso amor em tudo que faz, seus ensinos são verdadeiros baseados nas circunstâncias e fatos decorridos em sua vida aqui na terra.

                                                 1.O SACERDÓCIO

O propósito eterno de Deus exigiu que ele canalizasse toda a humanidade para Jesus Cristo S "Para em todas as cousas [Cristo] ter a primazia" (Colossenses 1:18).  Por um lado, a lei foi designada para convencer o homem do pecado e mostrar-lhe a necessidade de eliminar o seu pecado, porém essa lei foi divinamente projetada para não conseguir providenciar tudo o que o homem realmente necessitava.  A sabedoria de Deus sabia que isso faria o homem ansiar por um sistema melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)   pdf (568.7 Kb)   docx (535.3 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com