TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de acidente

Por:   •  18/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

Centro de treinamento “SENAI”

João Silva Leite, Mecânica de usinagem

Relatório de acidente

Usinagem

São Paulo – SP

2015

Sumário

1.        Relatório de acidente        

1.1        Introdução        

1.2        Vídeo 1        

1.3        Vídeo 2        

2.        Possíveis causas e evidências        

3.        Recomendações        

4.        Conclusão        

  1. Relatório de acidente

1.1 Introdução

Acidente de trabalho é todo acidente ocorrido dentro do ambiente de trabalho. É uma falha humana ou mecânica que causa afastamento ou ausência do funcionário por um curto ou indeterminado período de tempo. Ele ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa que provoca lesão corporal, morte, redução ou perda da capacidade de trabalho.

  1. Vídeo 1

O vídeo mostra um jovem aprendiz trabalhando de forma incorreta e impudente no torno convencional, sem o uso de óculos de proteção ou protetor auricular, com uma luva de couro e uma camiseta manga longa, o qual não se deve usar em hipótese alguma. No momento do acidente, o jovem estava lixando um tarugo preso a placa em movimento de rotação para facilitar o seu dever, quando sua camiseta é agarrada pela placa e puxado em direção ao perigo, ao que teve seu braço contorcido ao ficar sujeito a esse perigo. O supervisor que estava ao lado da máquina, observando toda a situação e vendo o perigo e nada disse ao funcionário. Um grupo de suporte a lesões corporais, todos destreinados chega para dar suporte a vítima e tira-o de forma imprópria, sem o uso de uma maca ou talas. Além da imprudência do operador, o ambiente de trabalho não é nada adequado. É pequeno, sujo, mal planejado e cheio de obstáculos.

  1. Vídeo 2

O vídeo mostra das pessoas, o operador do torno convencional e o câmera, o qual está filmando toda a cena. O operador parece ser experiente, mas é imprudente. Ele fez o uso de uma adaptação. Uma placa presa a uma placa menor prendendo uma peça a ser usinada. Durante o processo de usinagem, a placa escapa e por sorte atinge o castelo, evitando assim um grande acidente com o câmera. O ambiente de trabalho aparenta ser espaçoso e agradável para o trabalho.

  1. Possíveis causas e evidências

Os vídeos mostram uma grande imprudência da parte do operador. Sabendo dos riscos que podem acontecer, eles insistem em fazê-los. Os acidentes retratados foram causados por falhas humanas. Não usar EPIs ou usar a máquina de trabalho de forma incorreta são as causas principais que fizeram com que acontecessem os acidentes de trabalho. As evidências listadas são: Os operadores usaram a máquina de forma incorreta, os operadores não tomaram as devidas precauções ou não foram bem treinados, havia uma segunda pessoa observando a operação e nada faz para impedir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (88.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com