TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica do Livro Estranhos a Nossa Porta

Por:   •  19/11/2019  •  Resenha  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 4

1. Bibliografia

                 

                  Resenha Critica do Livro Estranhos a Nossa Porta escrito por Zygmunt Bauman, no ano de 2016  e no Brasil foi publicado em 2017.              

                     Zygmunt Bauman foi um aclamado sociólogo polonês. Professor emérito de sociologia das universidades de Leeds e Varsóvia, onde teve artigos e livros censurados e em 1968, sendo afastado da universidade.

                 Reconstruiu sua carreira no Canadá, Estados Unidos e Austrália, até chegar á Grã-Bretanha, onde em 1971 se tornou professor titular da universidade de Leeds. Lá conheceu o filósofo islandês Ji Caze, que influenciou sua prodigiosa produção intelectual, pela qual recebeu os prêmios Amalfi em 1989, por sua obra Modernidade e Holocausto e Adorno em 1998, pelo conjunto de sua obra.

2. Resumo

               

                 A narrativa nos trás que desde sempre as pessoas deixam seus países por diversos motivos, guerras, pobreza, falta de oportunidades de emprego. Essas pessoas que chegam em um novo país o autor os chama de estranhos, pois essas pessoas ao chegar em um novo local geram estranheza e até medo aos moradores locais.

                As noticias que uma crise migratória que avança na Europa causando um verdadeiro pânico moral pelo medo de que algo possa vir a ameaçar o bem estar da população, mixofobia, politicas fechadas e a securitização. O autor nos mostra o medo da população mundial com a flexibilização da migratória e que para muitos além de haver uma diminuição da oferta de empregos há o grande medo do  terrorismo.

                 Bauman observa como aumentou a popularidade de governantes com discursos de proteção a fronteiras, racistas , esses políticos pregam a cultura do individualismo, cita também que em locais onde os imigrantes conseguem entrar são tratados como escravos, pois pelo mercado são vistos como mão de obra barata.

                   O livro traz a atual situação dos que migram de seus países em procura de esperança de receber um tratamento humano daqueles que mantêm uma postura individualista e indiferente a dor desses estranhos, nos mostrando uma sociedade descriminatória e insegura.

 

3. Crítica

            O livro é de rápida leitura, apesar de algumas palavras mais rebuscadas, ele é bem direto sem rodeios. Achei interessante a narrativa pois  trata de um tema bem atual, mesmo o autor iniciando com casos antigos onde fala que o problema migratório acontece desde o início dos tempos.

               O que senti lendo o livro é que o autor quer mostrar que a nossa sociedade está cada vez mais individualista e descriminatória onde o ser “estranho” por não ser um local não faz por merecer as mesmas oportunidades daqueles que ali nasceram, achei interessante também pois ao pesquisar a vida de Bauman observei que ele também é um imigrante ou seja ele fala com conhecimento de causa sobre o assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com