TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo aula 5

Por:   •  19/5/2015  •  Resenha  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

Como os saberes docentes podem ser inseridos numa proposta curricular para a formação de professores

No Brasil, a educação pública não é sinônimo de educação de qualidade, e sim o pleno oposto. Não consideramos uma escola pública, gratuita, a melhor instituição de ensino regular e médio, e sim o pior público, docentes e coordenação.

Alunos dos cursos de licenciatura já lecionam nos setores públicos antes mesmo de se formarem. Formandos em diversas áreas do conhecimento já ministram aulas também, sem o menor conhecimento didático. Não há um preparo desses professores para o que eles devem esperar em sala de aula. As políticas públicas não investem em um ensino de qualidade e sim em quantidade de alunos matriculados, eles querem saber de números e não de bons resultados.

Tantas experiências cada professor traz de seu cotidiano, seja ainda na faculdade ou mesmo já formado. Cada região tem seus costumes, gírias, maneiras e o currículo público continua sem se importar com o conhecimento prévio de mundo dos cidadãos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Não consideram a realidade de um aluno de ensino público, que é diferente de terminar seus estudos regulares e já ingressar no ensino superior; os alunos ingressam primeiramente no mercado de trabalho, devendo então já ter uma base para como se portar neste ambiente e isto também está ausente no currículo.

Como docentes e futuros docentes, devemos nos preocupar em ir além dos conhecimentos específicos de nossa área e aplicar os conhecimentos úteis aos alunos: a melhor utilização do português, como elaborar um currículo, como interpretar um texto, como se dar bem em concursos.

Assim, com um ensino voltado à necessidade real do aluno, o aproveitamento das aulas será uma realidade e o aluno não será apenas um expectador da aula e sim participará e comentará com suas experiências de vida dentro e fora de sala de aula. O professor deve ir além do currículo pré-programado e assim despertar o interesse dentro da real necessidade do seu público-alvo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com