TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo da obra CANÇÕES: MÚSICAS E LETRAS – RECOLHA DE METAPLASMOS BRASILEIROS de Neusa Barbosa Bastos

Por:   •  8/9/2017  •  Resenha  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  842 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo do texto CANÇÕES: MÚSICAS E LETRAS – RECOLHA DE METAPLASMOS BRASILEIROS

Nesse texto, a autora faz uma abordagem dos metaplasmos de uma forma muito dinâmica, usando como base algumas músicas que fizeram sucesso nas últimas décadas, amplamente conhecidas nacionalmente. Essa ferramenta é utilizada com uma intenção de motivação ao leitor alvo, fazendo com que o mesmo busque aprimorar seu conhecimento de novas formas.

Ela esclarece que se trata de um estudo pancrônico, pois combina um estudo de perspectiva diacrônica (pra que seja possível observar as efetivas mudanças na língua com o decorrer do tempo) com a sincrônica (para entender variações linguísticas ocorridas num espaço de tempo menor).

Para Bastos, a inércia não pode tomar conta da carreira de um professor, que deve se atualizar de tempos em tempos. A autora também expõe a importância de um estímulo da aprendizagem como consequência de uma relação mais interativa entre docentes e alunos.

O texto destaca que é necessário haver respeito com relação às variações linguísticas, não excluindo a importância de se ensinar o padrão culto nas escolas, para que sejam usados em situações de mais formalidade. Então sugere que as variantes da língua sejam apresentadas aos alunos através da música, possibilitando que o aluno tenha contato com as variações diatópicas (pelas diferenças regionais), diafásicas (que ocorrem em função da ocasião ou contexto comunicativo) e diastráticas (variações entre grupos sociais). Estas ocorrem por diversos fatores secundários, como faixa etária, região, sexo, nível sociocultural, etc.

As variações ocorridas na oralidade foram determinantes no processo de modificação das palavras hoje conhecidas e usadas por nós. As mudanças caracterizam-se por metaplasmos divididos em quatro espécies: por permuta, aumento, subtração e transposição. A autora seleciona três músicas para exposição do tema: Marvada Pinga e Quem tá bebo quem tá bão, ambas associadas à cultura sertaneja, e Da ponte pra cá, rap que aborda as diferenças e injustiças sociais contemporâneas.

Há uma revisão dos tipos de metaplasmos, lembrando dos que ocorrem por permuta, podendo ser SONORIZAÇÃO (transição de uma consoante surda para sonora), VOCALIZAÇÃO (consoante para vogal), CONSONANTIZAÇÃO (vogal para consoante), ASSIMILAÇÃO (mudança de um segmento por influência e outro que lhe é contíguo, tornando-o semelhante ou idêntico, podendo ser de quatro tipos: PARCIAL, TOTAL, PROGRESSIVA no sentido da escrita, ou REGRESSIVA, no sentido contrário da escrita; também por DISSIMILAÇÃO (processo de mudança de um segmento por influência de outro que lhe é contíguo, tornando-o diferente), por NASALAÇÃO (mudança de uma vogal oral para nasal, geralmente pela síncope do n), por DESNASALAÇÃO (mudança de uma vogal nasal para oral), PALATIZAÇÃO (mudança que ocorre quando os sons vocálicos ou consonantais alteram o seu ponto de articulação palatal), DESPALATIZAÇÃO (mudança que ocorre quando os sons vocálicos ou consonantais alteram o seu ponto de articulação palatal com ditongação, por ser o lh de difícil pronúncia para determinados grupos), OCLUSÃO (mudança de e e o, passando, respectivamente, a i e u pelo fechamento ou abrandamento do timbre das vogais), METAFONIA (mudança do timbre da vogal por influência de outra) e APOFONIA OU DEFLEXÃO (mudança de timbre de uma vogal tónica por influência de outra vogal, geralmente i ou u).

Há também metaplasmos por aumento, que são PRÓTESE (mudança do vocábulo por acréscimo de um segmento em seu início), EPÊNTESE (mudança do vocábulo por acréscimo de um segmento em seu meio), PARAGOGE (mudança do vocábulo por acréscimo de um segmento em seu final) e SUARABÁCTI ou ANAPTIXE (aumento de sílaba).

Os metaplasmos por subtração são AFÉRESE (queda de letra no início da palavra), SÍNCOPE (queda no meio da palavra), APÓCOPE (queda no fim da palavra),  HAPLOLOGIA (subtração de um segmento no meio da palavra, provocando diminuição de sílaba), CRASE (fusão de duas vogais iguais em uma só) e SINALEFA ou ELISÃO (fusão de vogais que limitam palavras adjacentes, tornando-as uma só).

Por fim, os metaplasmos por transposição, que são METÁTESE (deslocamento de letra dentro da sílaba), HIPÉRTESE (mudança de um segmento de uma sílaba para outra), HIPERBIBASMO (deslocamento de segmento ou de acento), SÍSTOLE (recuo do acento tônico) e DIÁSTOLE (avanço do acento tônico).

A explicação para tantas mudanças vem de algumas leis fonéticas, defendidas por neogramáticos. A primeira, denominada “Lei do menor esforço” fala sobre a tendência do falante em simplificar sons, a “Lei da permanência da consoante inicial” fala da invariabilidade predominante da primeira consoante das palavras, enquanto a “Lei da permanência da sílaba tônica” fala sobre a invariabilidade da sílaba tônica das palavras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com