TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Dom Casmurro

Por:   •  20/9/2018  •  Dissertação  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

A obra de Assis se inicia com "O porquê de protagonista se chamar Dom Casmurro?" e em algumas linhas adiante, tem a sua explicação. Bento Santiago foi apelidado assim.

A obra continua contando a promessa de Glória, que ao perder seu primeiro filho, prometeu a Deus que se lhe concedesse um filho vivo, este filho iria a um seminário e viraria padre.

A data do seminário se aproximava e Bento foi conversar com Capitu, sua amiga de infância, e também seu amor. Bento contou sobre a promessa de sua mãe para Capitu e desde já, lutavam para evitar a separação que os aproximara.

Sabendo que não conseguiriam evitar o inevitável e com o romance crescendo de forma jamais vista antes, após o primeiro beijo do casal em uma certa tarde juraram um ao outro, que se casariam.

Com a chegada do novo ano e sua ida para o seminário, Casmurro fez um novo amigo, Escobar.

O jovem de quinze anos manteve sua promessa e assim, todos os fins de semana retornava a sua casa para ver seus familiares e sua amada Capitu.

Ao saber da aproximação de Dona Glória e Capitu, Bento não se continha de felicidade.

Com o tempo, Escobar passou a frequentar a casa e conhecer os familiares de Bento, assim se tornando amigo de Capitu. Bento contou ao amigo sobre sua jura de amor a menina que com ele cresceu, e Escobar também lhe disse que não tinha o desejo de ser padre, ele amava o trabalhar como comerciante!

Por muitos e outros planos, Dona Glória queria que Bento voltasse e deixasse sua promessa, sendo assim, aprovando o amor do jovem por Capitu. Já adulto e com aprovação de sua mãe, Bento e Capitu se casaram.

Ao longo dos anos e com Escobar também casado e com uma filha, Bento também desejou ter um filho com Capitu, e assim foi feito. Após a morte de Escobar e o crescimento de Ezequiel, seu filho com Capitu, Bento notou que seu filho parecia mais com Escobar do que consigo.

À medida que Ezequiel crescia, Bento confirmava cada vez mais da traição que sofreu por sua amada e seu melhor amigo. Após sua volta de uma viagem para a Europa, foi-lhe confirmado a morte de Capitu, enterrada nas terras da Suíça.

Por fim, Bento cumpriu seu papel de pai e acabou morrendo. Sua conclusão foi: unidos pelo destino, foi traído por seu maior amor e seu melhor amigo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com