TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revista do livro Príncipe

Relatório de pesquisa: Revista do livro Príncipe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha do Livro O Príncipe

Capítulo 1: Os vários tipos de Estado, e como são instituídos.

O livro começa mostrando dois tipos de Estados, os hereditários e o adquirido. E como são as duas formas de chegar ao poder, pela virtude e a outra pela fortuna.

Capítulo 2: As monarquias hereditárias.

No segundo capítulo mostra a dificuldade de se manter um Estado novo do que um Estado hereditário. No hereditário o povo já está acostumado com autoridade de uma família.

Quando um príncipe conquista um novo Estado e deseja mudar os costumes o povo pode se revoltar. Na medida em que o Príncipe não ofende seus súditos e não mostra motivos para o povo odiá-lo, eles o quererão bem.

Capítulo 3: As monarquias mistas.

Neste capítulo mostra que o povo tem sempre vontade de mudança, e melhorar, por isso mudam de governantes esperando essas mudanças e melhorias, que segundo Maquiavel, é sempre para pior. Para ele, o príncipe precisa da ajuda dos moradores de um território para poder dominá-lo. As provocações vindas dos soldados do monarca, ou outros motivos, podem gerar inimigos para o príncipe. Quando se conquista um território da mesma região e língua fica mais fácil de dominar, quando se conquista um território com língua diferente a forma mais segura é que a monarca habite-os pessoalmente. Ou se mantendo

presentes habitando um ou dois lugares estratégicos dentro da província tomando a casa das pessoas, assim a população não vai se opor ao príncipe para que o mesmo os deixe em paz.

Capítulo 4: Por que o reino de Dario, ocupado por Alexandre, não se rebelou contra os sucessores deste, após a sua morte.

Os reinos são governados de duas formas: por um príncipe e seus assistentes, ou por um príncipe e vários barões, os barões são ligados ao príncipe por laços de natural afeição. Estes que estão junto ao príncipe, são os nobres, os prestigiados, e sempre entre esses tem um que deseja inovações. Esses são sempre os que ajudam um invasor a pegar o poder, não basta acabar com a família do príncipe também é necessário acabar com os nobres que estão prontos para liderar uma nova revolução.

Capítulo 5: O modo de governar as cidades ou Estados que antes de conquistados tinham suas próprias leis.

Para se dominar um estado que vive em liberdade Maquiavel nos mostra três formas: arruinando-o, habitando-o ou permitindo-lhe que viva com as suas próprias leis, colocando algumas pessoas que sejam amigas. Quando se domina uma cidade que era livre sem destruí-la com certeza no futuro será destruído por ela, sempre existem pessoas que buscam a liberdade perdida. Por isso Maquiavel dizia é melhor respeitar os costumes

do território conquistado ou então destruí-lo. Já um povo que está acostumado a viver sobre o governo de príncipes é fácil dominá-los, pois eles não sabem viver em liberdade. Por isso o príncipe deve ser deixar o povo pensar que tudo está bem e que ele é um homem muito bom. O que seria de um príncipe seu povo para governar.

Capítulo 6: Os novos domínios conquistados com valor e com as próprias armas.

Os homens sempre seguem exemplos de outros, segundo os seus acertos e refazendo os seus erros. Os príncipes que adquirem esse titulo por suas lutas sempre matem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com