TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Romantismo

Por:   •  15/11/2015  •  Resenha  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

Romantismo

Ricardo Gonçalves Barreto coordenou a edição do livro de Português: Ensino Médio, 2º. ano (Ser Protagonista) editado pela Editora Santa Maria, em São Paulo, no ano de 2010; esta obra contém 384 páginas no formato 20 x 27, tratando do Romantismo nos capítulos de 1 ao 10.

A Unidade 1 da Obra citada, nos seus referidos capítulos trata do Romantismo que é um movimento literário iniciado a partir do século XVIII e que se estendeu até a metade do século XIX. Nesta época inúmeras mudanças ocorreram na Europa. A classe pobre não era atendida enquanto as classes mais próximas a realeza possuíam privilégios. A estrutura conhecida como Antigo Regime desmoronou e o primeiro resultado desta mudança foi o Romantismo. Em Portugal, nas primeiras décadas do século XIX, o apego a cultura clássica ainda impossibilitava a consolidação do Romantismo.

No Brasil, o processo de Independência estimulou a literatura local, fazendo assim o Romantismo crescer. Após a independência, o Romantismo usou a figura indígena para se diferenciar de Portugal e mostrar a nova nação destacando-se José de Alencar. Ainda no Brasil, Joaquim Manoel de Macedo escreveu o primeiro romance brasileiro. Seguindo o estilo está Manoel de Almeida. O interior e o sertão brasileiro foram relatados com a tendência regionalista do romantismo com Bernardo Guimaraes e Taunay. A poesia nacional foi transformada com Gonçalves Dias. Novas tendências, como a ultrarromântica ao estilo de Casimiro de Abreu, Alvares de Azevedo e Fagundes Varela, também surgiram, fazendo mudar a poesia e o teatro brasileiro. Castro Alves destacou-se por sua poesia social romântica e poesias amorosas. Martins Pena incluiu características marcantes clássicas e por isso é considerado o primeiro dramaturgo brasileiro.

O decorrer da História, um movimento literário sempre sucedeu outro, não sendo diferente com o Romantismo que veio após o Neoclassicismo, chamado de Arcadismo na literatura. Este movimento começou com a vitória da burguesia na busca pela renovação da estrutura social. O romantismo marcou a História do Brasil, por ser o primeiro movimento literário no país. Isso só ocorreu com a vinda da coroa portuguesa ao Brasil, a qual trouxe atividades artísticas e culturais afim de atender aos interesses da elite local.

A poesia brasileira costuma ser dividida em três gerações: A geração nacionalista que serviu para construção de um ideário nacional . A segunda geração, a ultrarromântica, a qual deixou de lado as características nacionalistas, e buscava em suas obras, o inalcançável, como por exemplo a mulher ideal. Já a geração condoreira com sua poesia social romântica buscava alertar a população sobre os problemas e as injustiças sociais.

Ricardo Gonçalves Barreto, é bacharel e licenciado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre e doutor em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

O livro Ser Protagonista organizado por Ricardo Barreto, em sua primeira unidade, nos transmite um bom conteúdo sobre o movimento literário Romantismo, abrangendo também o contexto histórico e nos apresentando fragmentos das obras dos artistas e ainda dá muita ênfase ao romantismo no Brasil, favorecendo assim o entendimento e a compreensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com