TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ruth

Exames: Ruth. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

Fisioterapia Respiratória/Cardiorespiratória

Fisioterapeutas:

Ivana Roeder

CREFITO 10/30018 – F

Adria Zipperer

CREFITO 10/ 175449 – F

Os principais órgãos do sistema cardio-respiratório são o coração e os pulmões, eles trabalham interligados. O coração manda sangue do organismo para os pulmões, para que ocorra trocas gasosas, o sangue rico em oxigênio vai para o coração novamente e assim é distribuído para artérias e desta para o organismo.

Existe uma grande variedade de patologias que acometem o sistema cardio-respiratório (DPOC, Cor Pulmonale, Bronquite...) exigindo tratamento clínico específico e reabilitação adequada. Apesar do tratamento fisioterapêutico ser diferenciado para cada patologia, os objetivos são comuns:

Melhorar a ventilação e a oxigenação

Facilitar a eliminação de secreções

Reduzir a dor

Maximizar a tolerância ao exercício

Diminuir o trabalho da respiração e cardíaco

A fisioterapia tem sido considerada um componente fundamental na reabilitação de pacientes cirúrgicos cardiovasculares com o intuito de melhorar o condicionamento cardiovascular e evitar ocorrências tromboembólicas e posturas antólgicas, oferecendo maior independência física e segurança para alta hospitalar e posterior recuperação das atividades de vida diária. O fisioterapeuta é um profissional de extrema importância junto ao paciente crítico, atuando não só na reabilitação, mas também na prevenção de complicações potencialmente letais. Programas de reabilitação cardíaca baseiam-se na reabilitação física com consequentes reduções da morbidade e mortalidade, sendo ainda, a redução do estresse emocional, parte importante nos programas de reabilitação cardíaca.

A fisioterapia cardio-repiratória na busca de oferecer melhor qualidade de vida aos pacientes, seja no atendimento ambulatorial ou hospitalar, elaborou diversas técnicas fisioterapêuticas:

Técnicas de tosse

Técnicas de expansão pulmonar

Técnica de desinsuflação pulmonar

Técnicas desobstrutivas

Reeducação funcional respiratória

Inspirômetros de incentivo (a fluxo - RESPIRON e a volume - VOLDYNE)

Drenagem brônquica

Flutter

Aerossolterapia

Condicionamento físico específico

A Fisioterapia Respiratória em pacientes com disfunção cárdio-respiratória ou em risco de as desenvolver, baseia-se no seu Exame, Tratamento e Avaliação dos resultados.

Para atingir os seus objetivos, o Fisioterapeuta utiliza técnicas manuais e/ou instrumentais, o exercício, o posicionamento, a educação e o aconselhamento. A intervenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com