TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ruth Landes - Matriarcado cultural e homossexualidade masculina

Por:   •  3/5/2018  •  Resenha  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 2

- A homossexualidade masculina ocorre com muita frequência, mas o ponto em que se torna um problema social varia com as atitudes que diferentes culturas tomam em relação a ela.

- Uma dessas atitudes especiais é a que distingue rigorosamente o homossexual ativo do passivo.

> Um ou outro pode ser objeto de vigorosa condenação social e, em consequência, viver como um proscrito, enquanto ao outro se reconhece um papel na sociedade.

- Entre certas tribos de índios americanos do século passado, o berdache, ou homossexual passivo, era protegido, encorajado a adotar os papeis social e sexual das mulheres e por vezes assumir responsabilidades sagradas e, menos frequentemente, lhe era permitido adotar, com aprovação social, a conduta licenciosa que atribuímos às prostitutas profissionais. O seu “marido” não era considerado homossexual, mas apenas um homem que não podia conseguir partido melhor. Era, porém, objeto de desprezo o homossexiual ativo, que buscava jovens parceiros.

- Na comunidade negra da Bahia, circunstâncias incomuns encorajam certos homossexuais passivos a forjar um novo e respeitado status para si mesmos.

- Disso resultaram mudanças individuais e sociais importantes e fáceis de observar; mas os eu especial interesse para a psicologia reside no demonstrar o modo pelo qual um grupo proscrito fez nova adaptação, tirando vantagem das novas circunstâncias.

- No Brasil, a condenação aos homossexuais passivos os coloca no grupo proscrito, enquanto os seus parceiros passam despercebidos e são, muitas vezes, homens importantes. Contudo, não são perseguidos.

- Contudo, é esta classe que hoje dá líderes aos cultos predominantes (candomblés) da Bahia. A fimde tornar compreensível a mudança que está ocorrendo, é necessário esboçar as características principais desses cultos e o papel que desempenham na Bahia.

- Candomblé é um culto fetichista africano organizado em cerca de 80 casas de culto, que inclui entre os seus membros a maior parte das várias centenas de milhares de negros da cidade e das matas em volta.

- O culto gira em torno de uns dez deuses do oeste africano; e cada casa de culto influencia toda a vida dos seus adeptos.

- Os baianos ligam os maiores candomblés aos ioruba, os nagô segundo a fala da Bahia, uma das maiores tribos da Nigéria, que forneceu muitos escrevos no passado.

- Esse sacerdócios nagô são quase exclusivamente femininos.

- A tradição afirma que somente mulheres estão aptas, pelo seu sexo, a tratar as divindades e que o serviço dos homens é blasfemo e desvirilizante.

- A explicação mais fácil para o aumento no número de pais caboclos é a de que os homens que desempenham o papel de sacerdotes se esforçam pela unidade com a figura da mãe.

- A maioria desses pais e filhos é de notórios homossexuais passivos, que antes batiam as ruas.

- O relaxamento dos rigorosos tabus nos cultos não-nagô e, em especial, o fato de que as barreiras tenham caído para os homens, não derrubaram o princípio fundamental de que somente a feminilidade pode servir aos deuses. Todos os homens considerados normais na Bahia continuavam excluídos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com