TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SIMULADO DA PROVA PRESENCIAL CONTENDO ALGUMAS QUESTÕES PARA ESTUDO

Por:   •  10/6/2016  •  Exam  •  1.540 Palavras (7 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 7

SIMULADO DA PROVA PRESENCIAL CONTENDO ALGUMAS QUESTÕES PARA ESTUDO

LEIA O TEXTO A SEGUIR. ELE CONTÉM INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA VOCÊ RESPONDER ÀS QUESTÕES 01 E 02.

Um grupo de colegas do curso técnico em informática resolveu fazer um jogo de computador e foram pesquisar a respeito. Logo perceberam que além de programar, deveriam conhecer bem o funcionamento dos sistemas computacionais, pois descobriram que é o Sistema Operacional quem controla as atividades executadas pelo processador e pelos demais componentes e periféricos da máquina, e é comum que a capacidade de processamento seja menor que o necessário para que se tenha uma velocidade de processamento satisfatória, ainda mais em jogos.[pic 1]

Questão 01  

Geremias, um dos colegas da equipe descobriu uma solução para melhorar a velocidade de processamento e garantir que o jogo funcione bem. Ele descobriu que existem recursos de programação chamados threads e subprocessos, que têm características semelhantes, mas têm uma diferença grande em se tratando de memória.

Como este colega explicaria aos demais integrantes do grupo o que são threads e subprocessos e qual a diferença entre eles?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 02  

Geremias e o grupo de colegas trabalharam em equipe durante todo o desenvolvimento do projeto de forma cooperativa, oferecendo e recebendo ajuda, dividindo responsabilidades, respeitando direitos e compartilhando poder e sucesso. De acordo com o que foi estudado na agenda 3 de Ética, quais devem ser nossas disposições para trabalhar em equipe?

  1. Expressar reconhecimento elogiando esforços e talentos dos demais, orientando-os e indicando caminhos que os façam melhorar;
  2. Estimular o desenvolvimento a sua autonomia e o protagonismo das pessoas da equipe;
  3. Ficar atentos às condições de segurança e salubridade do ambiente que partilhamos com os outros e também às maneiras de preservar nossa saúde e a dos demais.

Assinale a alternativa Correta:

  1. As alternativas I e II estão corretas e a alternativa III está incorreta.
  2. As alternativas I e III estão corretas e a alternativa II está incorreta.
  3. As alternativas II e III estão corretas e a alternativa I está incorreta.
  4. Apenas a alternativa I está correta.
  5. Todas as alternativas estão corretas.

Questão 03  

Para otimizar o uso dos recursos de informática e incentivar o aprendizado de seus funcionários, uma empresa resolveu reciclar os computadores mais antigos e deixá-los disponíveis para uso de todos os colaboradores nos momentos de folga.

A equipe de informática da empresa ficou responsável por fazer o upgrade dos computadores e solicitou a compra de várias peças, mas ao montar os computadores com as peças novas a equipe deparou-se com o seguinte problema: para que os computadores funcionassem, era necessário ter mais memória.

Se você integrasse esta equipe técnica e estivesse incumbido de descrever a peça a ser comprada, considerando que os módulos de memória já instalados possuem dois ranhos e que o computador irá funcionar com o sistema operacional Linux, como o faria?

 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Parte II da questão:

Analisando o cenário da empresa em fazer o upgrade nas suas máquinas podemos identificar um grande problema social: o descarte das peças antigas. De acordo com o que foi discutido na agenda 7 de Ética, de que maneira deve ser efetuado o descarte sustentável dos equipamentos de informática? Descreva o processo de coleta/descarte.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

LEIA O TEXTO A SEGUIR. ELE CONTÉM INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA VOCÊ RESPONDER ÀS QUESTÕES 04 E 05.

[pic 2]

Durante a utilização do computador, o sistema operacional realiza diversos processos e, para isso, precisa utilizar a memória RAM. Dessa forma, para cada novo programa executado, uma nova parte de memória será ocupada. Quando a memória física fica saturada, é criada a memória virtual no disco rígido. [pic 3]

Questão 4

Como Técnico de Informática, você poderá se deparar com vários tipos de problema, inclusive com mensagens de erro avisando sobre insuficiência de memória virtual e deverá saber como resolver essa situação. Você aprendeu no curso que diante desse problema, será necessário adicionar mais RAM ou aumentar o tamanho do arquivo de paginação para poder executar os programas no computador. O Windows normalmente gerencia o tamanho automaticamente, mas você pode alterar manualmente o tamanho da memória virtual, caso o padrão não atenda às suas necessidades.

Tendo o texto e a imagem acima como referências sobre o gerenciamento de memórias pelo sistema operacional, podemos afirmar que:

  1. Ao detectar a escassez da memória RAM, o sistema operacional cria um arquivo em disco, no qual armazena as informações mais antigas guardadas na memória RAM.
  2. Em alguns sistemas operacionais, como o Windows, a memória virtual também é conhecida como memória de troca, ou swap.
  3. O Windows usa a mesma partição do sistema operacional para gerenciar a memória virtual, enquanto que o Linux tem um sistema de arquivo exclusivo.

Quanto às afirmações acima, são corretas:

  1. 1, somente.
  2. 3, somente.
  3. 1 e 3, somente.
  4. 2 e 3, somente.
  5. 1, 2 e 3.

Questão 5

A introdução sobre os processos em execução e memória virtual escrita no enunciado dessa questão foram retirados do livro Sistemas Operacionais e Softwares Aplicativos – Parte I. Vol. 1, escrito pelos autores: Luciene Cavalcanti Rodrigues e João Paulo Lemos Escola. Se você utilizasse essa citação em seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), como escreveria a referência desse livro nas referências bibliográficas do seu TCC, de acordo com a norma NBR 6023 da ABNT? Assinale a alternativa em que a referência bibliográfica para LIVRO está elaborada CORRETAMENTE:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (258.1 Kb)   docx (310.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com