TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo para prova de Processos Gerenciais

Tese: Estudo para prova de Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  Tese  •  1.669 Palavras (7 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 7

Estudo para prova de Processos Gerenciais

Desenho Organizacional: è o nível institucional;

Desenho departamental: é o nível intermediário.

Departamento

É uma área ou divisão de segmentos distrito por um gestor.

Os principais tipos de departamentalização:

È o funcional, por clientes e serviços, por clientela, por base territorial, por processos e por projetos.

Funcional: ele é focado nas funções ou similaridade das atividades, dessa forma a empresa contrata pessoas com as especializações das funções. È a mais utilizada nas empresas voltada para os ambientes estáveis com poucas linhas de produtos e serviços.

Desenho: Diretoria

Departamentos (3) e abaixo o que cada departamento faz.

Por Produtos e Serviços

Faz uma abordagem divisional. Este departamento é utilizado para um melhor desempenho dos produtos e serviços, visando os resultados esperados na empresa. Ex: Ind. Farmacêutica.

Desenho: Diretoria acima, abaixo Div. Farmacêutica, Veterinária e Química.

Por Clientela

Essa departamentalização é focado ao cliente é mais utilizada em comercio em geral, envolvendo a área de vendas e crediário (operacional) Ex: Lojas de departamentos e bancos.

Desenho: Divisão de vendas acima, e a abaixo Depto Masculino, Feminino e infantil.

Por Processos

É focada no processo em suas fases é aplicada no nível operacional de empresas indústrias e serviços. Utilizada em empresas de tecnologia intensiva, como industria química e farmacêutica.

Desenho: Departamento de Fiação acima, a baixo cada área é uma operação diferenciada.

Por Projetos

É divida em atividades de com as saídas relativas aos projetos da empresa. È focada nas empresas com grandes empreendimentos como atividades em P&D, onde os projetos é tratada de forma única e individualizada.

Desenho: Gerente dos projetos acima, e a baixo os encarregados dos setores.

Modelagem do trabalho

È o modo como o trabalho operacional é realizado pelas pessoas. As empresas ainda utilizam o conceito de cargos para modelagem do trabalho. Esse conceito é substituído por outros mais modernos, como a gestão por competências ou equipes. A origem veio do Adam Smith e Taylor.

Cargo: è a atividade desempenhada por uma pessoa.

Os processos de desenhar um cargo:

1- Especificação do conteúdo ( o que);

2- Especificação do executar (como);

3- Combinação de tarefas em cargos específicos ( o que).

Modelagem do trabalho ( desenhos de cargos e tarefas)

Clássica, humanística e Contingencial.

- Clássica foi originada por Taylor e outros clássicos. A teoria se baseia na fragmentação das atividades e tarefa especifica de forma a torna-las de fácil compreensão e obter a eficiência. Os benefícios dessa abordagem não foi atingida pois o isolamento do trabalhador como se fosse uma maquina. Causou insatisfação e desmotivação.

-Humanística Surgiu no modelo clássico, tornando o trabalhador um membro de um grupo social, essa abordagem tem o objetivo de motivar e incentivar os trabalhadores a aumentar as suas atividades. Essa abordagem não focava nos processos.

-Contingencial é o desenho de cargos que tem como enfoque sistêmico, ele enfatiza as relações com as partes. O objetivo é dar a máxima eficácia ao sistema, ou seja, as áreas precisam conversar.

Equipes

As empresas não estão mais no conceito de cargos, elas estão focando o conceito de equipes; É através da equipe que o gestor atinge os resultados.

Para lidar com as equipes o administrador precisa das seguintes habilidades:

Escolha da equipe. Desenho do trabalho ( verifica cada área que se adéqua ao funcionário), Treinar e preparar a equipe, liderar e impulsionar e recompensar.

Direção da Ação Empresarial (Incompleto, peguei da internet)

Tem como o objetivo de demonstrar a importância do administrador como fator fundamental para o desenvolvimento das diversas funções.

Após o planejamento e a organização da ação empresarial, o próximo passo é a função de direção. As pessoas precisam ser admitidas, aplicadas em seus cargos, doutrinadas e treinadas: elas precisam conhecer aquilo que se espera delas e como elas devem desempenhar seus cargos; precisam ser guiadas e motivadas para alcançarem os resultados que delas se espera.

O Que é Direção: é dirigir os esforços em direção a um propósito comum, comunicar, liderar, motivar e incentivar, gerir conflitos e reconhecer e recompensar.

Participantes da organização

A visão ultrapassada de sharesolher os ........... da organização eram: acionista, administradores e colaboradores; Porém a visão atual do stakeholder são todos os grupos que tem interesse na continuidade da empresa, como...............

Relações de intercâmbio

A visão de stakeholder se estabelecem nas relações de intercâmbio entre os grupos de interesse e a empresa, tem uma relação entre que cada parte .............. e o que se espera em troca. A direção esta relacionada com a ............. e o poder. Para que as pessoas realizem o que foi planejado elas devem ser dirigidas

5 Tipos de poder

Poder da recompensa: recompensas de premio;

Poder Coercitivo: determinar as punições;

Poder Legitimado: Aceitar o conjunto de normas sociais;

Poder de referência: Quando um deseja ser igual ao outro

O poder de pericia: B tem conhecimento ou competência e A tem poder de pericia.

A Direção é exercida nos 3 níveis organizacionais:

Nível institucional, Intermediário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com