TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sindrome De Donw

Casos: Sindrome De Donw. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  1.925 Palavras (8 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES

FACULDADE SUMARÉ

Cleide Xavier

Daiane Marques de Jesus

Daniela Tomaz Silva

Maria Cristina de Jesus Tavares

Zaine Godoi

Síndrome de Down

São Paulo

2013

INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES

FACULDADE SUMARÉ

Síndrome de Down

DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA INCLUSÃO ESCOLAR

Curso De Letras

Orientador Daniel

São Paulo

2013

SUMÁRIO

RESUMO

INTRODUÇÃO

A educação é um direito de todos os cidadãos do país, direito esse que está garantido na constituição. No que diz respeito aos portadores da Síndrome de Down (denominados a partir aqui SDs) não é diferente. Os portadores dessa deficiência estão respaldados por inúmeras leis. Com tudo, ainda deve-se melhorar e muito o sistema de ensino e acesso dos SDs na rede de ensino. Segundo o site “Movimento Down”, se devidamente estimulados desde o nascimento, essas crianças tem grande chance de alcançar desenvolvimento como qualquer outra criança, e que o apoio dos pais e dos professores é muito importante neste processo.

Partindo desse pressuposto, o presente artigo, vem fazendo uma breve análise dessas leis que fundamentam o acesso à educação dos SDs e como os pais e profissionais da educação podem contribuir para que eles possam chegar a seu desenvolvimento pleno.

OBJETIVO

O trabalho tem por objetivo mostrar que alunos com Síndrome de Down podem ser alfabetizados, no entanto, as dificuldades na escola se devem em alguns casos ao despreparo do professor no ensino regular e em outros nas demais instâncias da instituição. A educação de crianças com déficit intelectual é um assunto delicado e que merece especial atenção entendendo que aprender não é tarefa fácil. Professores da escola pública estão vivendo momentos de reflexão e aprendizagem quando se trata da alfabetização para alunos com Síndrome de Down. Nesta perspectiva, tenta-se esclarecer alguns aspectos fisiológicos sobre esse acontecimento genético, desenvolver métodos de pesquisa sobre educação inclusiva no que tange às diferenças da aprendizagem e desenvolvimento intelectual dos mesmos. Busca, além do planejamento, uma didática funcional que possa ser realizada no decorrer do processo ensino-aprendizagem, em especial com a participação da família. Neste âmbito, tratam-se também os meios de aceitação e interação desse aluno pelos demais colegas na sala de aula.

JUSTIFICATIVA

O presente artigo tem como justificativa trazer para o âmbito acadêmico, um pouco do universo dos portadores da SD. Para que possam ser compreendidos os reais problemas em torno de seu desenvolvimento e aprendizado.

METODOLOGIA

A metodologia desenvolvida pautou-se na bibliografia específica e pesquisa de campo que se encontra em andamento. Reafirma-se que a inclusão é direito do cidadão e dever de todos.

A SÍNDROME DE DOWN

Síndrome de Down ou trissomia do cromossomo 21 é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. Isso acontece por existir um cromossomo a mais no par 21.

Tem esse nome porque foi descrita pela primeira vez em 1866 por John Langdon Down. Esta alteração provoca nos portadores de SD sua s características físicas e cognitivas. A maioria dos portadores de SD apresentam a Trissomia 21 simples, no entanto há ainda o masaico, quando a trissomia está presente apenas em algumas células e o a trissomia por translocação, quando o cromossomo 21 está ligado à outro cromossomo.

Apesar dos muitos estudos no campo da SD, ainda não se sabe ao certo as causas dessa anomalia, todavia está cientificamente comprovado que a SD não escolhe raça, classe social ou credo. Acontece igualmente em qualquer âmbito. Apesar de ser comum seu nascimento em mulheres com mais de 35 anos.

Segundo a Fundação Síndrome de Down, nem todos os portadores da trissomia 21 apresentam as mesmas características, traços físicos ou malformações. O que todos eles têm em comum é o déficit intelectual, e que entre tantas coisas é necessário olhar os SDs em sua singularidade para que eles possam alcançar o desenvolvimento pleno enquanto sujeito.

DISCUSSÃO

O tema inclusão tem levantado inúmeros debates sobre vantagens e desvantagens,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com