TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade e cultura

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS

                     

Aluno: Kellson José Barbosa de Sousa

Polo: Carpina        Tutor Virtual: Ivania Martin        Data: 25/10/2014

Disciplina: Fundamentos Filosóficos, Históricos e Sociológicos da Educação.

Professor(a) executor(a): Izabel Cristina

ATIVIDADE 1

Geralmente, as diversas filosofias da história são classificadas como: consonância com seu caráter progressista ou conservador, revolucionário ou nostálgico em relação ao passado. Benjamin, um crítico da filosofia do progresso, foge destas classificações. Destaca-se sendo um adversário marxista do "progressismo" e um saudosista que sonha com o futuro. O pensamento de Benjamin tinha o alcance bastante vasto, visando uma nova percepção da história humana.

Partindo desse princípio, entendemos a história e a filosofia da educação como duas áreas que se ocupam da reflexão e de análises históricas dos processos educativos, sistemas educativos, sistematização de métodos didáticos e vários outros temas relacionados ao esquema pedagógico. O seu principal objetivo é compreender a correlação entre o fenômeno educativo e o processo de funcionamento da sociedade.         

Outra questão de fundamental importância para a área da filosofia e história no contexto educativo é a da educação mecânica (tradicional) versus a educação transformadora (moderna). Sabemos que nos dias atuais a educação transformadora, com análise critica de acontecimentos e conhecimentos, se enquadra com mais louvor no contexto geral de uma sociedade moderna, pelo fato de trabalhar e considerar aspectos culturais e as inteligências múltiplas. Historicamente, a disseminação das redes de ensino no Brasil é recente. As grandes discussões dos anos 1960 e 1970 dos críticos educacionais eram relativas à enorme massa populacional analfabeta ou semianalfabeta em nosso país, ao acesso à escolarização bastante limitado pela falta de oferta de vagas e escolas, e pela falta de interesse na inclusão das camadas populares nas redes escolares.  A incorporação de docentes nos centros de ensino vai caminhar através do crescimento das escolas normais em Nível Médio, e de vários outros segmentos.

A formação de docentes ainda sofre as sequelas do rápido crescimento das redes públicas e privada de Ensino Fundamental, e das medidas provisórias que foram necessárias para que as escolas funcionassem, gerando uma impressão de que a formação de professores pode ser um processo rápido e aligeirado.

Sendo assim, percebemos que nosso sistema educacional ainda está em desenvolvimento, visando melhorias e propostas definitivas para uma educação de qualidade. No entanto, ainda necessitamos de profissionais que estejam mais engajados e envolvidos qual a causa pedagógica, visando a transformação e evolução da nossa sociedade.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (85 Kb)   docx (90 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com