TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedades modernas

Resenha: Sociedades modernas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Resenha  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

As sociedades modernas têm, como principal característica, a diferenciação social. Isto significa que seus membros não apenas possuem atributos diferenciados (idade, sexo, religião, estado civil, escolaridade, renda, setor de atuação profissional, etc), como também possuem idéias, valores, interesses e aspirações diferentes e desempenham papéis diferentes no decorrer da sua existência. Tudo isso faz com que a vida em sociedade seja complexa e freqüentemente envolva conflito: de opinião, de interesses, de valores, etc. Entretanto, para que a sociedade possa sobreviver e progredir, o conflito deve ser mantido dentro de limites administráveis. Para isto, existem apenas dois meios: a coerção pura e simples e a política. O problema com o uso da coerção é que, quanto mais é utilizada, mais reduzido se torna o seu impacto e mais elevado se torna o seu custo.

Não existe um plano de carreira único para os servidores públicos. Dentro de cada repartição publica, os funcionários recebem treinamentos, e, via de regra, sua carreira apresenta possiblidades de crescimento profissional.

Para evolução do servidor nos quadros do Estado e sua ascensão nos postos de serviço público, é necessário que este seja submetido á avaliação de desempenho no cargo ou função que estiver exercendo, que deverá ser feita pelo seu superior imediato. Os parametros considerados são: qualidade de trabalho, produtividade, pontualidade, assiduidade, uso adequado dos equipamentos, dentre outros.

Muitos críticos acreditam que tal medidade avaliação de desempenho surgiramcomo forma de reduzir a estabilidadedos servidores públicos; no entanto, tal medida pode ser utilizada a bem do próprio servidor, que, tendo bom desempenho, amplia suas possibilidades de ascensão no serviço público e, principalmente, por possibilitar que funcionários competentes recebam gratificações.

Acredito que o Estado ainda é aderente ao modelo burocrático, presente na Constituiçáo Federal e em todo o sistema do direito administrativo brasileiro, e é baseado no formalismo e na presença constante de normas e rigidez de procedimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com