TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito e importância da língua de sinais

Trabalho acadêmico: Conceito e importância da língua de sinais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Trabalho acadêmico  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

CONCEITO E IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA DE SINAIS

Léa Ribeiro da Gama Borges

Profª. Ivonete Maciel

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Informática (LINO148) – Prática Módulo I

23/06/2012

RESUMO

A inclusão tem por finalidade demonstrar que é possível sim incluir um deficiente auditivo juntamente com pessoas normais. Quando se fala em deficiência auditiva, faz-se necessário compreender o que é surdez. O surdo é cada vez, mas considerado um estranho dentro de sua própria sociedade por não dominar a língua de sinais, o que torna difícil favorecer sua interação, uma vez que não consegue estabelecer comunicação com outro surdo nem com o ouvinte. A linguagem de sinais é realizada com as mãos, feito por movimentos do corpo e da face. Os ouvintes se alfabetizam pelo som, já as crianças surdas se alfabetizam pelo visual, ou seja, a língua de sinais. Sabemos que muitas barreiras são encontradas particularmente sobre a educação inclusiva, para que, atenda as características de cada um. Mesmo com todas as dificuldades na sala de aula, o aluno surdo procura desenvolver seu aprendizado. Imaginamos então como seriam aqueles alunos com suas devidas prioridades cumprida.

Palavras-chave: Inclusão; Língua de Sinais; Educação.

1 INTRODUÇÃO

Ao contrário do que muitos pensam a Língua de Sinais não é simplesmente mímicas e gestos soltos utilizados pelos surdos para proporcionar a comunicação, são línguas com adaptações gramaticais próprias. Cada país adota a sua própria língua de sinais, que sofre as influências de cada cultura.

Segundo Fernandes (2003), surdez é a privação parcial ou total do sentido de ouvir. Ela pode ser adquirida ou pode também ser de origem congênita, que são aquelas adquiridas antes do nascimento ou mesmo no primeiro mês de vida.

Percebe- se que a inclusão deva ocorrer em todas as instâncias sociais, partindo do princípio de que a escola é o local de formação dos indivíduos. A inclusão é um processo cheio de imprevistos, sem fórmulas prontas e que exige aperfeiçoamento constante.

2 A EDUCAÇÃO DE SURDOS

2.1 Educação dos surdos no Brasil

2.2 Cultura dos Surdos

2.3 As ações no trabalho com o surdo

É a parte principal, mais extensa e consistente do trabalho. São apresentados os conceitos, teorias e principais ideias sobre o tema focalizado, além de aspectos metodológicos, resultados e interpretação do estudo (ABNT, NBR 6022, 2003).

Da mesma forma que na Introdução, os elementos que integram o Desenvolvimento do Trabalho poderão variar nas suas divisões e subdivisões, em função da sua natureza e da área de conhecimento a que pertencem.

Independente do trabalho, o acadêmico deve utilizar recursos complementares no corpo do texto, especialmente no desenvolvimento.

A numeração deve ser progressiva e alinhada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com