TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Na Engenharia Civil

Trabalho Escolar: Sustentabilidade Na Engenharia Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2014  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 2

Sustentabilidade na Engenharia a Civil

A construção civil é um dos setores mais importante na economia do pais e para a sociedade em um todo, com o seu grande crescimento, temos que avaliar os impactos ambientais que serão causados com os resíduos que a construção em si produz. A avaliação ambiental tem que começar antes: no terreno, na vegetação em que se encontra no local onde vai ser o empreendimento e quais serão as medidas tomadas.

A sustentabilidade tem múltiplas aplicações, e devemos sempre buscar ações em que se encaixa na construção civil. As empresas que se compromete em ter uma obra sustentável, já no desenvolvimentos dos seus projetos frisam em ter uma obra sustentável e com esse planejamento a construtora estimula a melhoria nos seus processos empresarias, e estão ligados com isso o custo da obra, consumo dos recursos naturais, produtividade, desperdício, durabilidade e entres outros.

A sustentabilidade na construção civil é equilibrar a necessidades sociais, econômicas e ambiental de gerações atuais e futuras.

A construção sustentável esse deve ser sempre o foco dos futuros engenheiros civil, pois ante mesmo de entra no canteiro de obra, o engenheiro responsável tem que trazer medidas para a redução de desperdícios, e além disso também, o seu projeto deve ter uma vida útil longa para minimizar desperdícios com reparos de deficiências da obra.

Uma das medidas mais difíceis que a construção civil tem enfrentado é a reciclagem, pois é um tema muito amplo. A reciclagem visa reduzir o uso de recursos naturais e de geração de resíduos nos canteiros de obra e assim buscando sempre a reutilização e a reciclagem. Para isso o engenheiro responsável tem que ter uma postura racional e criativa, para facilitar o evolução das técnicas de construtiva.

As empresas que adere a reciclar os entulhos produzido pelas suas obras, trazem para si benefícios ambientais como: a diminuição a deposição de resíduos em locais impróprios e a diminuição na extração de matéria prima.

Referências Bibliográficas:

NETO, Sebastião Luiz Bezerra. Sustentabilidade na construção Civil.2006.http://meuartigo.brasilescola/atualidades/sustentabilidades-na-construcao-civil.htm

FRIEDRICH, Laura Flores, DOS SANTOS, Thamires Ritter, RODRIGUES, Paulo Cesar. Gestão Ambiental de Resíduos na Construção.2011 – Universidade no Desenvolvimento Regional.

CORRÊA Lásaro Roberto. Sustentabilidade na construção civil. 2009.p.28,29,33,34,36. (UFMG) – Escola de Engenharia/ Departamento de Engenharia de Materiais e Construção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com