TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER ESCRITAS COM SUAS PALAVRAS. CÓPIAS PARCIAIS OU TOTAIS NÃO SÃO ACEITAS E ZERAM A ATIVIDADE

Por:   •  12/10/2019  •  Artigo  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  867 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADES

AULA 1 E AULA 2

ENVIE PELO PORTFÓLIO 1

[pic 1] www.triplov.com

TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER ESCRITAS COM SUAS PALAVRAS. CÓPIAS PARCIAIS OU TOTAIS NÃO SÃO ACEITAS E ZERAM A ATIVIDADE.

Você deverá resolver a questão abaixo e enviá-la por meio do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual . Em caso de dúvidas, deixe recado no quadro de avisos. 

        

        O tema a ser trabalhado neste semestre é História, Nacionalidade, Identidade e Memória. Cabe, então, refletirmos sobre as condições históricas em que o romantismo inicia em Portugal. Via-se um país atrasado em relação aos outros países da Europa, por conta de ter se dedicado a conquistar novas terras e, por isso, ter que financiar várias batalhas, deixando de investir internamente (na educação, saúde etc.).

        Incentivar o espírito nacionalista na população leitora por meio de um romance que faz reviver a Idade Média, época em que Portugal vive uma fase de ouro, foi uma atitude que traduziu o espírito nacionalista de Alexandre Herculano, ao escrever O monge de Cister.

        Acesse  e você terá a obra Herculano na íntegra. Repare como era a língua portuguesa na época.  Ainda que você não leia toda a obra, vá folheando e lendo algumas passagens.

O resumo da obra conta que Vasco da Silva deseja matar Lopo Mendes, que tinha casado com Leonor , sua bem- amada; também queria vingar o pai, ofendido por um cavaleiro que, ainda por cima, tinha abusado de sua irmã Beatriz. Depois que assassina o rival, Vasco se arrepende profundamente, e torna-se padre. Enquanto isso , o sedutor de Beatriz - Fernando Afonso - a abandona. D. João de Ornelas , abade de Alcobaça, incentiva o ódio de Vasco, dizendo - lhe que Fernando Afonso era amante de Leonor ( a mulher que Vasco nunca deixara de amar) . Beatriz morre e Vasco conta ao rei D. João Ï o tenebroso, nefando, terrível e maldoso, além de maléfico, passado de Fernando Afonso, que é condenado a morrer queimado, ou seja, na fogueira. Por fim - uff! - Vasco morre e a narrativa acaba. A ação do romance transcorre no século XIV ( 1385). Com seus 3 romances históricos - Eurico, o Presbítero , O Monge de Cister e O Bobo - Herculano pretendia reconstituir a história de Portugal, desde as lutas da reconquista do território aos árabes invasores, até o final da Idade Média, com a formação do Estado português.
O Monge de Cister - Alexandre Herculano
disponível em (disponível em http://pt.shvoong.com/books/1780236-monge-cister)

Leia o artigo de Eleisa Mathias, “A CONSTRUÇÃO DA NACIONALIDADE PORTUGUESA: HERCULANO E O MONGE DE CISTER”, disponível no “Arquivo”.

1 – “A ideia de passado glorioso que ocupa o imaginário popular é a causa dessa ideia de decadência. Ao comparar o passado com o presente, seja ele qual for, esse sempre estará aquém daquele, sempre será menor.” Explique sobre o contexto a que a afirmação de Eleiza Mathias se refere, isto é, como era a situação de Portugal e que gerou essa afirmação; não deixe de mencionar o papel da Literatura. (Entre 12 e 15 linhas).  (1,25)

O período de decadência, surgiu no renascimento. A partir do momento em que o Brasil passou a ser independente, que Portugal sofre a inquisição, com o abuso da igreja católica e a sujeição a Inglaterra, instalou-se na população a ideia de decadência. Pois analisando o passado, Portugal tinha muito mais poder do que no presente; portanto, a população passou a descrer de Portugal.

Herculano também fala que é na idade média que Portugal deve procurar a solução para os males que o acometam história fora.

Além de descrever como Portugal estava no período de descrença, Herculano aponta onde encontrar a solução para os problemas que descomponham a história de Portugal. Isso tudo, graças as pesquisa e estudos rigorosos pelo qual é conhecido, além de historiador, ele também é conhecido por seus romances, nos quais ele deixa claro o seu desejo de que Portugal volte a ser grandioso novamente.

OK. O importante aqui é mostrar  que a literatura reflete a realidade, por isso é um reflexo da história. É importante mostrar o papel da literatura enquanto elemento que aguça a ideia de consciência nacional, de patriotismo etc. porque pode usar recursos como a ironia, a sátira o humor e outros, que o texto histórico não permite (lembre-se, por exemplo, de Gil Vicente).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (151.4 Kb)   docx (50.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com