TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  1/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.354 Palavras (14 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 14

TRABALHO DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO





Síntese apresentado na Disciplina de PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO como requisito básico para a obtenção do Titulo de Licenciatura em Letras  junto a Faculdade Integrada de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.  

                                                                                         

                                                                                             Orientador: Profº. Me. Pedro Braga Gomes.

                                   

 Guarulhos

 2016

SUMÁRIO

Arregaçando as mangas 1        3

 Arregaçando as mangas 2        3

 Arregaçando as mangas 3        4

Arregaçando as mangas  4 ..................................................................................5

Arregaçando as mangas  5...................................................................................5

Arregaçando as mangas  6...................................................................................7

Arregaçando as mangas  7...................................................................................8

Arregaçando as mangas  8...................................................................................8

 

Arregaçando as mangas  9...................................................................................8

Arregaçando as mangas 10..................................................................................9

 

Obra: GOMES, P. B. Leituras Epistemológicas – Psicologia da Educação, FG, 2016.  

 

Arregaçando as mangas  1

Caro aluno veja só o método de ensino comeniano aprovando e institucionalizando o uso do castigo físico na escola! Que aspectos positivos ou negativos você consegue levantar desse fato? Elaborar resposta com no mínimo de dez(10) linhas.

Resposta

Comenius propôs “um ensino unificado, pautado em uma educação realista e permanente; um método pedagógico rápido, econômico e sem fadiga e um ensino a partir de experiências cotidianas”. Seu modelo de escola era simplesmente desestimulador. Possuía em particular, uma seriedade sombria, era desprovida de atrativos, e usavam a prática da famigerada pedagogia da palmatória. Quem castiga esquece, quem é vítima jamais esquece. Uma criança pode receber um castigo e não entender qual é a ligação dele com seu erro. Por isso, sempre temos que explicar a diferença entre o “certo” e o “errado”, e criar condições para ela saber antecipar os efeitos de seus atos e poder refleti-los depois. Equilibrar palavras e atos assertivos, sem recorrer o uso de violência física, é fazer da educação uma arte e nova ética para uma nova geração que poderá ser mais democrática e mais feliz.

Arregaçando as mangas  2

 

Elabore uma análise das fases de desenvolvimento apresentadas por Rousseau, com o mínimo de dez (10) linhas.

Resposta

  A primeira destas fases é a infância que, para Rousseau, é o período no qual acontece o desenvolvimento físico do ser humano. Assim, é neste período em que as faculdades naturais do indivíduo humano se desenvolverão, constituindo-se, pois, a sua primeira formação. A criança precisa de liberdade para viver e aproveitar cada fase da sua vida em seu devido tempo e não ser considerada um adulto em miniatura. Rousseau afasta a possibilidade da criança ser confundida com o adulto, e enfatiza a necessidade dela ser tratada de fato como criança.  A educação é um processo natural e não artificial. Portanto, ela deve ser efetivada a partir do momento que se respeite o desenvolvimento natural da criança e não forçá-la a aprender coisas de adulto com uma educação bárbara voltada para um futuro incerto, deixando assim de viver o presente. Pois, de acordo com Rousseau,  “A primeira educação deve ser previamente negativa. Consiste não em ensinar as virtudes ou a verdade, mas em proteger o coração contra o vício e o espírito contra o erro”.

  A adolescência, conforme Rousseau, é um período de modificações, um novo nascimento que remete o indivíduo a um processo de aprendizagem em direção a autonomia da vida adulta. A educação de quinze a vinte anos, ou melhor, a adolescência é o período em que se educa o coração para a vida em comum e para as relações sociais. Neste período, deve-se encontrar meios de satisfazer o indivíduo, colocando-o ao seu alcance o que ele deve aprender para aquisição de sua formação moral, o que preparará para a vida adulta. Pois é o período de preparar o indivíduo moralmente para as suas relações com a humanidade. 

  A adolescência é o período em que surgem as primeiras manifestações da consciência e dos primeiros sentimentos de amor e ódio, como também é o período da educação religiosa, que, segundo Rousseau, não deve ser imposta ao individuo, isto é, não deve ser imposta a religião que ele deve seguir, mas o que se deve fazer é colocá-lo em condições de escolher a sua própria religião e que, na sua escolha, seja conduzido pelo melhor emprego da razão. Assim terá autonomia para escolher, princípio fundamental para que, ao chegar à fase adulta, possa fazer as suas próprias escolhas.

  A última etapa da formação humana é a fase adulta. Nesta, segundo Rousseau, se efetiva à educação do ser moral e, na qual, se dá o direcionamento do indivíduo à vida sócio e política do Estado. Assim, na fase adulta, a educação está voltada mais para a formação intelectual, estética e moral, como também é importante ter conservado os bons hábitos da infância.

  Portanto, para se alcançar uma boa educação, faz-se necessário preservar os hábitos da infância, pois não é porque se tornou adulto que excluirá estes hábitos de quando criança; ao contrário, deve-se mantê-los. Assim, o indivíduo, nesta fase adulta, deve estar preparado para cumprir as suas funções de homem, ou melhor, ser capaz de viver em liberdade, sem que fique dependente dos homens, comprometendo sua felicidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (183.2 Kb)   docx (162.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com