TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE SEMIÓTICA

Relatório de pesquisa: TRABALHO DE SEMIÓTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE LETRAS

RUBENS ALVES DA SILVA

TRABALHO DE SEMIÓTICA

São Félix do Coribe - Bahia

2009/01

RUBENS ALVES DA SILVA

TRABALHO DE SEMIÓTICA

Trabalho apresentado ao Curso de Letras da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para o Módulo IV.

Tutor eletrônico: Sônia Regina Antunes Naufal de Souza

Turma: LET – Noturno 2009/01

Unidade: São Félix do Coribe - Bahia

São Félix do Coribe

2009/02

ATIVIDADE

LENDO TEXTOS VERBAIS E NÃO-VERBAIS

Uma abordagem semiótica

(SÍNTESE)

A Semiótica greimasiana volta-se para explicação das condições da aprreensão e da produção de sentido. Preocupa-se em estudar os mecanismos que o engendram, que o constituem como um todo significativo. Procura descrever e explicar o que o texto diz e como ele faz para dizer o que diz, examinando o seu plano de conteúdo, que é concebido sob a forma de um percurso que vai do simples ao complexo. É o percurso gerativo de sentido.

Busca analisar também o plano da expressão daqueles textos em que esse plano faz mais do que expressar o conteúdo; cria novas relações com o conteúdo: as relações semi-simbólicas. A semiótica greimasiana se interessa por qualquer tipo de texto. Se volta para as especificidades das expressões e sua relação com a significação.

O plano do conteúdo e o percurso gerativo de sentido

O plano do conteúdo é examinado por meio do percurso gerativo de sentido que comporta três níveis: o fundamental, o narrativo e o discursivo. Temos uma semântica fundamental que corresponde à instância mais profunda do percurso gerativo. As unidades que a constituem são estruturas elementares da significação e podem ser formuladas como categorias semânticas sucetíveis de ser articuladas sobre o quadrado semiótico. A sintáxe fundamental possui um caráter puramente relacional e é logicamente anterior à sintaxe narrativa.

A passagem da semântica fundamental à semântica narrativa consiste essencialmente na seleção dos valores disponíveis – e dispostos no quadro semiótico – e na sua atualização pela sua junção com os sujeitos. No âmbito da sintaxe narrativa a estrutura constituida por um enunciado de fazer regendo um enunciado de estado - denominada Programa Narrativo (PN) – é considerada a unidade elementar operatória da sintaxe narrativa. É a mudança da relação entre sujeito e objeto.

As transformações narrativas articulam-se numa sequência canônica: A manipulação; A competência e a Performance, considerada a tranformação principal da narrativa e a da Sanção, essas fases mantém entre si uma relação de implicação recíproca. Os PNs articulam-se em percursos: O do sujeito, o do destinador-manipulador e o do destinador-julgador. O destinador é quem comunica ao destinatário- sujeito não apenas os elementos da competência modal, mas também os valores em jogo (destinador-manipulador); é também aquele a quem é comunicado o resultado da perfórmance do desstinatário-sujeito a quem lhe cabe sancionar (destinador-julgador).

A aspectualização incide sobre o tempo, o espaço e os atores do discurso. O fazer-crer é, para a semiótica, um componente determinante do processo comunicacional. Todos os textos tematizam o nível narrativo, revestem os esquemas narrativos abstratos com temas, revestindo-o com figuras. Cada tipo de texto tem, pois, uma função diferente: os temáticos explicam o mundo; os figurativos criam simulacros do mundo. Um texto constrói-se como uma superposição de níveis de profundidade diferente, sendo cada uma das etapas suscetível de ser descrita e explicada por uma gramática autônoma, embora o sentido do texto dependa da relação entre os níveis.

O plano da expressão e suas implicações

Quando, no simulacro metodológico, temos a junção do plano de contéudo com um plano de expressão ocorre a textualização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com