TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE LUCÍOLA

Por:   •  8/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 5

ENREDO

O livro Lucíola é a quinta obra romântica de José de Alencar e uma das únicas narradas em primeira pessoa, na qual descreve o romance vivido entre Paulo e Lúcia, uma das mais belas e elegantes prostitutas do Rio de Janeiro.

       Paulo morava em Pernambuco e veio para o Rio de Janeiro querendo conhecer a corte. Ao chegar ao Rio acaba conhecendo Lúcia, que o encanta com a sua beleza e elegância. No dia seguinte ele novamente encontra com Lúcia em sua casa e pôde aproveitar melhor o diálogo desta mulher que o encantou. Ambos se apaixonam e passam a morar juntos.

       Com o tempo Lúcia passa a sentir vergonha com relação ao seu passado e com as críticas da sociedade da época, assim decide mudar a sua personalidade e o seu caráter, procurando apenas desfrutar do amor do seu companheiro. Paulo não consegue entender a mudança de comportamento de Lúcia, mas a respeita e aceita seus ideais.

        Durante uma crise de ciúmes de Paulo, Lúcia o conta sobre seu passado, dizendo que se prostituía para comprar remédios para seus pais que estavam doentes com febre amarela, porém quando seu pai descobriu a verdadeira origem do dinheiro a expulsou de casa, e ela foi acolhida por uma amiga chamada Lúcia. Algum tempo depois Lúcia faleceu e no atestado de óbito Maria da Glória como era conhecida a prostituta Lúcia trocou o seu nome pelo da amiga. Os pais de Maria da Glória acreditavam que ela havia morrido, mas, na realidade ela havia apenas trocado de nome e passou a ser chamada por todos de Lúcia.

       Doente e muito debilitada pela doença que tomava conta do seu corpo, Lucíola no seu leito de morte declara todo o seu respeito e admiração por Paulo. Pede para ele cuidar e se casar com a sua irmã Ana que ela criava desde quando seus pais haviam falecido. Porém, ele recusa, pois a considerava como uma filha. Mas, promete criá-la como se o fosse pai até que se casasse com alguém que a fizesse feliz. Ao dizer estas últimas palavras para Paulo, Lucíola morre lentamente nos braços de seu amado.

[pic 1][pic 2][pic 3]

ANÁLISE DA OBRA

SOBRE O AUTOR


José de Alencar nasceu no Ceará em 1829, veio com sua família para o Rio de Janeiro em 1830 e com 14 anos mudou-se para São Paulo. Além de escritor, foi político, advogado e jornalista. Ele dedicava grande parte de sua vida à literatura, tornando assim, um dos maiores romancistas de nossa literatura. Além de
Lucíola, possui grandes clássicos, como Cinco Minutos, O Guarani, A Viuvinha, Iracema, O gaúcho, Senhora, entre outros. Em suas obras podemos notar características da sociedade brasileira daquela época e oposições como o branco e o índio, as cidades e o sertão. 

IMPORTÂNCIA DO LIVRO


Lucíola é uma ficção urbana de Alencar publicada em 1862 e possui uma crítica da sociedade. Esta crítica se faz presente nos relatos do narrador, mas também através das atitudes e valores mostrados pelos personagens. Lucíola apresenta um rompimento da visão romântica da mulher amada, pois Lúcia não é submissa, ao contrário, é extravagante e com vontades. Porém, no final, apresenta atitudes comuns da visão romântica, e seu auge acontece na morte de Lúcia, mostrando que não há salvação para uma mulher mundana, a não ser a morte.

PERÍODO HISTÓRICO

O período histórico é a segunda metade do século XIX, em que a sociedade burguesa brasileira é cheia de costumes estabelecidos e de aparências, onde a mulher deveria ser pura e o homem ser cortês. Alencar, diferente de outros autores da época, apresenta uma visão crítica nas suas obras literárias, e por isso é atacado pelos críticos da época.

ESPAÇO

A história se passa no Rio de Janeiro, que naquela época era a capital do Império (Segundo Reinado). Ao longo do romance, existem referências a seus bairros (Santa Teresa), a suas ruas (das Mangueiras), a festas (da Glória), a teatros (Lírico) e a lojas finas (Wallerstein).

Na narrativa percebe-se também uma relação entre os lugares, o comportamento amoroso e a relação física de Paulo e Lúcia. Como por exemplo, no quarto de Lúcia, que é um local de luxúria, nenhuma vez o casal pareceu ter ficado satisfeito após a relação sexual.  Já quando eles se amaram nos jardins da casa do Dr. Sá, eles ficaram muito satisfeitos. O cenário era característico do romantismo: a natureza.

O Rio de Janeiro era o da época de D. Pedro II, com seus salões, sua burguesia, suas vitrines chiques na Rua do Ouvidor, seu vestuário, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (232.3 Kb)   docx (745.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com