TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria De Piaget

Pesquisas Acadêmicas: Teoria De Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

“A Sociologia weberiana e a Educação” - Alonso Bezerra de Carvalho

1) Como, no contexto da obra de Max Weber, pode ser definida a educação de caráter institucional, racional e burocrático? Qual é a crítica que se pode fazer a esse tipo de educação?

Para Marxs a educação é definida pelo fator histórico e podendo ser influenciada pelas mudanças sociais e econômicas, sendo assim Maxs Weber defende uma educação transformadora, onde a educação é voltada para sociedade, em prol a personalidade do ser humano, capaz de formar pessoas que possa transformar a sociedade.

No contexto escolar, a preocupação do educar está centrada mais em formar o aluno para o trabalho, do que para o convívio em sociedade, estas que é cheias de normas impostas pela sociedade capitalista, cercada de regras e burocracia, não permitindo assim que aluno seja livre para fazer escolhas em relação ao aprender, onde o educando possa fazer suas escolhas. O aluno não vai a escola porque gosta de aprender, mas sim por que é obrigado ser.

A educação deve ser como arma capaz de transformar o ser humano e a sociedade onde vive. Ele acreditava na capacidade de superação do ser humano.

2) Nas visões de Max Weber e, também de Alonso Bezerra de Carvalho, qual o objetivo principal da educação? E qual deve ser o comportamento do professor para que esse objetivo seja alcançado?

Marxs defende a ideia professor pesquisador para formar um aluno pesquisador, buscando o educando, ter consciência do que é realmente importante para sua vida, leva-lo a refletir sobre o que se aprende, e por se aprender, transformar aulas criativas, levantar ideias e projetos nas quais façam sentido para o educando.

Estar sempre atento ao que acontece no mantendo atualizado, buscar sempre novas ideias, é alguma maneira do professor alcançar seus objetivos.

As ideias de Max Weber, sua trajetória e suas experiências escolares

1) Até que ponto você considera que o comportamento desses professores burocrático-disciplinadores comprometeu a sua formação escolar? Dê detalhes de como, exatamente, eles agiam.

Durante minha trajetória de estudante, me deparei com professores no qual transformava o estudar em um ato de decorar, ou seja, transcrevia a matéria dava umas 20 questões nas quais 5 cairiam na prova, então se decorava estas questão e era aprovado, simples assim, mas o que foi aprendido? Um vazio, e hoje para que tenha uma melhor qualidade de vida, para que consiga seguir em frente e alcançar meus objetivos, tenho que retomar o ensino e transpassar o que já era para ter aprendido, causando um transtorno em minha vida.

Professores só enxergavam a necessidade de obedecer a burocracias da escola e nada mais, não cumpriam seu papel de professor na busca métodos diferentes para educar.

A falta de interesse do professor ou até mesmo de capacitação, pode

deixar uma grande defasagem na vida do ser humano, onde na

realidade o professor deveria ser o transformador do futuro.

2) Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com