TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Literaria

Ensaios: Teoria Literaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 2

I - INTRODUÇÃO – CONTOS FANTASTICOS

Ao falarmos sobre conto, logo nos reportamos com a ideia de um texto narrativo no qual predomina todos os elementos ligados a esta tipologia textual, isto é Tempo, Espaço, Narrador, Personagens e Enredo.

Das narrativas orais dos antigos povos até a publicação em livros na realidade atual, da narrativa popular literária, o conto se aperfeiçoou muito, resultando em diversas classificações. Desta forma, é comum encontrarmos antologias que reúnem os contos por:- nacionalidade: Conto russo, brasileiro; por temas: Contos maravilhosos, fantásticos, de terror, de mistério, de ficção científica, dentre outros; e também por outras classificações: Conto moderno, contemporâneo, etc.

No campo das artes, mais especificamente na Literatura, os artistas estão sempre empenhados em renovar suas formas de expressão, e em função disso, quebram certas convenções do gênero que utilizam.

De modo convencional, o conto se estrutura dos seguintes elementos: Apresentação, Complicação, Clímax e Desfecho.

II – DEFINIÇÃO – CONTOS FANTASTICOS.

“O conto fantástico se constrói a partir da oposição entre dois planos: o plano real dos personagens, em que ocorrem fatos comuns, e o plano irreal, em que acontecimentos estranhos e incompreensíveis tendem a se manifestar”. (Vânia Maria do Nascimento Duarte - http://www.portugues.com.br/literatura/o-conto-fantastico-.html)

“Os contos fantásticos são uma narrativa curta, em prosa. Apresentam narrador, tempo, espaço, personagens e enredo. Os temas mais abordados neles são seres e universos de ficção. Geralmente os contos são descritos oralmente, sendo eles sempre acrescentados de alguma maneira, como diz aquele provérbio: Quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto. São contos que trabalham com a irrealidade, a magia, as características humanas dadas à animais. Obtendo sempre o bem e o mal, há seres com poderes surreais, levando o bem a vencer sempre.” (http://fantasticoscontos.blogspot.com.br/)

“Aquela capaz de suscitar o medo, mais exatamente o medo desconhecido no leitor. O desconhecido e o imprevisível seriam aliados do sonho na criação de um mundo não real ou espiritual. Assim fatos não explicáveis através da ciência, mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com